Pearl Jam
via Blitz

Pearl Jam lançam novo album após sete anos

'Gigaton' vem acompanhado do single 'Quick Escape' e de um arcade do grupo grunge

Nesta sexta-feira (27), os Pearl Jam lançaram um inédito single, ‘Quick Escape’, que marca a chegada do álbum Gigaton. Este é o novo capítulo da história do grupo de Seattle, que já não lançava um álbum desde Lightning Bolt, em 2013.

De volta às raízes 

No início deste ano, os Pearl Jam disponibilizaram os singles ‘Dance of the Clairvoyants’ e ‘Superblood Wolfmoon’, que anunciavam a chegada de novas produções dos veteranos do rock. Foram acompanhados pelos video-clipes Mach I, II e III, com imagens da natureza e do grupo a actuar.

Em entrevista a Zane Lowe, para a Apple Music Beats 1, o guitarrista Stone Gossard declarou que Gigaton era uma combinação perfeita de canções mais diretas e agressivas com algumas baladas. Gossard declarou, ainda, que haveria momentos com os quais os fãs que acompanham a banda ao longo dos seus 30 anos de carreira conseguiriam se conectar.

Para Mike McCready, guitarrista solo do grupo, a criação do álbum foi, por vezes, emocionalmente obscura e confusa, mas uma boa experiência para experimentação musical. “Colaborar com os meus colegas de banda em Gigaton aumentou o meu amor, a minha consciência e o meu conhecimento da necessidade de ligação humana que temos nestes tempos”.

Leva os Pearl Jam ao espaço

O grupo lançou, em conjunto com o novo álbum, um arcade, inspirado no clássico Space Invader. No jogo que leva o título do single mais recente, Quick Escape, os fãs podem escolher um membro dos Pearl Jam para lutar numa batalha intergaláctica. A ideia dos músicos de Seattle é que possas jogar enquanto escutas as faixas de Gigaton nas plataformas de streaming – Spotify, Apple Music e Deezer.

O tema do espaço é uma continuação do visual já antes apelado para este novo álbum, no qual o grupo está mais conectado com o universo. No video-clipe de ‘Quick Escape’, o lançamento de um foguete e as belas imagens aéreas do planeta Terra são um elo com o arcade da banda.

Um só com a natureza

Depois das imagens de campos, mares e até auroras boreais, os Pearl Jam trazem como símbolo deste novo lançamento a fotografia “Ice Waterfall”, de Paul Nicklen, fotógrafo, cineasta e biólogo marinho canadiano.

A capa de Gigaton é a calota de gelo norueguesa Nordaustlandet a jorrar toneladas de água enquanto derrete.

Mais Artigos
Francisca Costa Gomes
Francisca Costa Gomes: “Quero passar uma energia boa e ser o mais genuína possível”