cuidados com a pele
cuidados com a pele

Dicas para manter a pele saudável enquanto estás em casa

Atualmente vivemos tempos incertos, com preocupações e ansiedade diária. O facto de estarmos praticamente 24 horas confinados às paredes da nossa casa nem sempre é uma ajuda. Porém, não podemos esquecer os nossos cuidados com a pele, nem deixar de manter uma rotina diária que nos faça sentir ativos e saudáveis, tanto psicologicamente como fisicamente.

Antes de mais, devemos perceber qual é o nosso tipo de pele. Existem três tipos de pele: pele seca/sensível, que reflecte falta de luminosidade, linhas finas ou, em casos mais extremos, pele a escamar; pele mista, que tendencialmente se exprime através de brilhos indesejados na zona T (testa, nariz e queixo) com as maçãs do rosto secas e, por fim, pele oleosa, que possui excesso de brilho em todo o rosto.

Vê também as dicas para a Quarentena no Sofá

Todos os produtos que aplicamos no nosso rosto devem ser adequados à nossa pele, para evitar que façam o efeito inverso daquilo que pretendemos. Para além disso, é necessário praticarmos uma rotina diária para dar resposta a todos os cuidados que a nossa pele exige. Sem esses cuidados, a nossa pele tem tendência a envelhecer prematuramente e sofre perda de elasticidade e luminosidade.

Fotografia: Shutterstock

A rotina ideal passa, antes de mais, pela limpeza de pele. A mesma deve ser feita com água, passando posteriormente um produto especialmente concebido para limpeza, intitulado de cleanser, que pode ser um óleo, espuma, leite de limpeza ou outro tipo de textura inovadora, como gel. De seguida, devemos proceder ao uso de um tónico, uma vez que estimula e refresca a pele, preparando-a para receber os próximos produtos.

Seguimos então para a hidratação, começando pelo sérum, cuja função passa por atuar na derme (camada intermediária da pele), sendo absorvido com grande rapidez e, por isso, potenciador da missão do creme e acelerador dos seus resultados. Antes de aplicarmos o nosso creme diário, devemos hidratar a zona ocular com um creme para contorno de olhos, uma vez que esta zona possui uma pele mais fina e sensível comparativamente ao restante rosto. Após estes passos, estamos oficialmente prontos para aplicar o creme de rosto, tanto de manhã como à noite, massajando suavemente a pele.

Para além desta rotina diária, devemos também fazer tratamentos semanais permitindo à nossa pele ter o boost que precisa.  A esfoliação é um excelente opção para todos os tipos de pele que pode ser feita no máximo duas vezes por semana. A sua principal função responsabiliza-se pela eliminação das células mortas acumuladas na nossa pele. Para além deste complemento, podemos recorrer também às máscaras, adequando-as sempre à necessidade atual, seja hidratar, purificar ou rejuvenescer a nossa pele.

Para questões mais específicas sobre problemas de pele, consulta um dermatologista.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Concorrentes do programa Quem Quer Namorar com o Agricultor?
Diário de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’ bate mínimo de audiência