Albert Uderzo Asterix
Fotografia: Euronews

Morreu Albert Uderzo, criador de Astérix

O desenhador Albert Uderzo, criador das conhecidas personagens Astérix e Obélix em conjunto com René Goscinny, faleceu esta terça-feira (24) aos 92 anos de idade.

Albert Uderzo morreu durante o sono, na sua casa em Neuilly, vítima de uma crise cardíaca sem ligação com o coronavírus. Há várias semanas que estava muito cansado“, relata o genro Bernard de Choisy à Agência France Press (AFP).

A BFM TV destaca, na hora da morte, “um homem que carregou o peso dos anos com equilíbrio e um desapego bem-humorado“, sublinhando que repousará agora continuando como “alguém pouco conhecido, de caráter reservado, de caráter reservado e comportamento tranquilo, que preferia falar sobre o seu trabalho do que sobre si mesmo“.

Goscinny, o co-autor da banda desenhada que acabou por popularizar no mundo o incomum herói francês, já tinha falecido em 1977. Uderzo ficou assim, até ao fim, como o portador do legado de uma personagem que descrevia como “um espírito independente” e que acreditava ter resultado por ser popular “a ideia de um fraco que derrota os fortes“.

As histórias dos intrépidos e imbatíveis gauleses, bem como da sua invicta aldeia, conquistaram (e conquistam) milhões de leitores em todo o mundo. Foram vendidos mais de 380 milhões de exemplares dos livros de banda desenhada, que resultaram também em quatro adaptações em imagem real ao cinema e ainda em 10 filmes de animação.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Olaf Frozen
‘Olaf’ de Frozen terá série em nome próprio