Capitão Fausto
Divulgação

Há um documentário dos Capitão Fausto para ver no YouTube

A curta-metragem da banda lisboeta fica online 4 anos após o seu lançamento

Nesta segunda-feira (23), os Capitão Fausto disponibilizam o seu documentário, Pontas Soltas, no canal de YouTube da banda. A curta-metragem estreou-se mundialmente em 2016, no Porto Post/Doc.

“É um retrato muito fiel da nossa maneira de trabalhar e da nossa amizade. Representa também a altura em que nos mudámos definitivamente para Alvalade e tentávamos fazer da música a nossa vida, finalmente a tempo inteiro”, dizem os Capitão Fausto, em comunicado.

Ricardo Oliveira, realizador do documentário e amigo do conjunto, acompanhou o processo de criação do álbum Capitão Fausto Têm os Dias Contados, lançado no mesmo ano em que o documentário chegou aos festivais. Angariou o Prémio do Júri e o Prémio do Público na categoria de curta-metragem nacional, no festival MUVI, e o Prémio de Melhor Documentário no Karelian International Film For Youth Festival

Pontas Soltas, mostra, assim, a composição e gravação daquele que é conhecido como o ponto de viragem do colectivo lisboeta. O filme em si teve como objeto a reformulação pela qual a banda estava a passar.

“Tal como a mecânica quântica questiona regularmente o que conhecemos da nossa realidade, também o filme questiona a sua própria forma, reinventando-se à medida que avança, tentando comunicar com a audiência, tentando mostrar o seu potencial para conteúdo em vez de uma mera e passiva ilustração de algo”, explica Ricardo Oliveira, em comunicado.

Época de celebrações

No dia 7 de março, o grupo atuou no Campo Pequeno com a sua formação original. O concerto contou com – para além de Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos – os 48 músicos de cordas, sopros e percussão da Orquestra Filarmónica das Beiras, sob a direção artística de Maestro Martim Sousa Tavares.

Este formato inusitado de concerto para o conjunto lisboeta celebra o aniversário do quarto álbum do conjunto, A Invenção do Dia Claro.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Alto do Pina EGEAC Marchas Populares Festas de Lisboa
Covid-19. Festas de Lisboa e de São João no Porto estão canceladas