Capitão Fausto
Divulgação

Há um documentário dos Capitão Fausto para ver no YouTube

A curta-metragem da banda lisboeta fica online 4 anos após o seu lançamento

Nesta segunda-feira (23), os Capitão Fausto disponibilizam o seu documentário, Pontas Soltas, no canal de YouTube da banda. A curta-metragem estreou-se mundialmente em 2016, no Porto Post/Doc.

“É um retrato muito fiel da nossa maneira de trabalhar e da nossa amizade. Representa também a altura em que nos mudámos definitivamente para Alvalade e tentávamos fazer da música a nossa vida, finalmente a tempo inteiro”, dizem os Capitão Fausto, em comunicado.

Ricardo Oliveira, realizador do documentário e amigo do conjunto, acompanhou o processo de criação do álbum Capitão Fausto Têm os Dias Contados, lançado no mesmo ano em que o documentário chegou aos festivais. Angariou o Prémio do Júri e o Prémio do Público na categoria de curta-metragem nacional, no festival MUVI, e o Prémio de Melhor Documentário no Karelian International Film For Youth Festival

Pontas Soltas, mostra, assim, a composição e gravação daquele que é conhecido como o ponto de viragem do colectivo lisboeta. O filme em si teve como objeto a reformulação pela qual a banda estava a passar.

“Tal como a mecânica quântica questiona regularmente o que conhecemos da nossa realidade, também o filme questiona a sua própria forma, reinventando-se à medida que avança, tentando comunicar com a audiência, tentando mostrar o seu potencial para conteúdo em vez de uma mera e passiva ilustração de algo”, explica Ricardo Oliveira, em comunicado.

Época de celebrações

No dia 7 de março, o grupo atuou no Campo Pequeno com a sua formação original. O concerto contou com – para além de Tomás, Salvador, Francisco, Manuel e Domingos – os 48 músicos de cordas, sopros e percussão da Orquestra Filarmónica das Beiras, sob a direção artística de Maestro Martim Sousa Tavares.

Este formato inusitado de concerto para o conjunto lisboeta celebra o aniversário do quarto álbum do conjunto, A Invenção do Dia Claro.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Kanye West e Donald Trump
Nem Biden, nem Trump. Kanye West quer juntar o nome ao boletim de voto