Jornal da Noite SIC
Fotografia: Reprodução / SIC

SIC corrige notícia falsa transmitida no Jornal da Noite

A edição deste sábado (21) do Jornal da Noite contou com uma notícia sobre motins e confrontos na cidade de Londres em pleno cenário de pandemia. As imagens transmitidas pela SIC eram, afinal, de 2011. O canal foi obrigado a um pedido de desculpas.

Tudo aquilo que não precisamos neste momento aconteceu em Londres“, sublinhava Rodrigo Guedes de Carvalho antes de lançar a peça da autoria da jornalista Joana Latino. No entanto, os confrontos foram há quase nove anos.

A história foi desmontada nas redes sociais pelo utilizador Duarte Carreira, português emigrado no Reino Unido, que acusa o canal privado de ter como objetivo “semear o pânico“. A estação de Paço de Arcos pediu hoje desculpa, nas redes sociais e ao longo dos noticiários transmitidos, referindo que estas imagens se referiam a acontecimentos passados.

Ricardo Costa, diretor de informação da Impresa, respondeu a vários comentários e explicou que “a peça foi retirada do ar”, mencionando que esta falha se deveu a “um erro absurdo de falta de verificação básica de um vídeo que estava a circular”.

A informação da SIC tem sido líder de audiências destacada desde que se iniciou o período de isolamento voluntário dos cidadãos portugueses. O primeiro-ministro, António Costa, chegou mesmo a elogiar e a agradecer o trabalho da equipa da informação, em entrevista ao pivô Rodrigo Guedes de Carvalho.

Vê também: Ana Lourenço termina jornal na RTP3 com mensagem de esperança
Mais Artigos
anitta
Anitta sofre trombose e fica internada