Conan O'Brien
Facebook/Conan O'Brien

Conan O’Brien volta à televisão enquanto outros continuam no YouTube

Conan O’Brien regressa às televisões americanas a 30 de março com episódios gravados sem audiência e com um iPhone, com convidados que aparecerão por video-chamada. Vários programas de late night americanos, após encerramento dos estúdios, continuam ativos através do Youtube.

Conan O’Brien é o primeiro dos apresentadores de programas de late show a anunciar o regresso do seu prograna, Conan, com novos episódios já a partir de dia 30 de março. Com a equipa de produção a trabalhar a partir de casa, os episódios serão gravados através de um iPhone e, como é habitual num talk show, haverá convidados, cuja entrevista decorrerá via video-chamada.

George R
Conan O’Brien e George R.R. Martin

Na semana passada, devido à declaração do estado de emergência tanto no estado da Califórnia como de Nova Iorque, programas como os de Conan O’Brien, Stephen Colbert, Seth Meyers, Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel, Trevor Noah e John Oliver começaram por gravar sem audiência. No entanto, logo depois, viram os estúdios fechados e as equipas de produção mantidas em casa para cumprir a recomendação de distanciamento social. Isto significou assim a paragem destes programas, feitos diariamente (na maioria), com apenas horas de antecedência antes da transmissão televisiva.

Viragem para o YouTube

Como já era hábito, estes programas mantinham já uma ativa conta na rede social Youtube, onde ao redor do mundo se pode assistir a grande parte dos programas transmitidos nos Estados Unidos, com apenas algumas horas de diferença. Após anunciarem o encerramento temporário dos estúdios e da transmissão dos programas, muitos destes apresentadores viraram-se para o Youtube para continuar a fazer uma parte do seu trabalho: entreter e informar os seus espectadores. Estes utilizam nessa rede social o formato agora anunciado por Conan O’Brien no regresso às emissões televisivas.

stephen colbert

Stephen Colbert fez três vídeos, o Lather Show, o Flame Show e o Light Show with Stephen Colb-Air, onde apresentou os seus monólogos em que revê a atualidade, e faz agora uma pausa no programa, pausa essa já programada antes do desenvolvimento da pandemia do novo coronavírus.

O espetáculo continua…

Jimmy Kimmel e Jimmy Fallon dão continuidade aos seus talk shows com versões encurtadas e caseiras dos mesmos, gravados em casa, utilizando a video-chamada para conversar com convidados e apresentado os seus típicos monólogos de abertura. Kimmel já trouxe Julia Louis-Dreyfus aos Quaratine Minilogue, disponíveis no canal do programa Jimmy Kimmel Live, e Fallon apresenta a At Home Edition do The Tonight Show, onde já falou com Lin-Manuel Miranda e Jennifer Garner.

Jimmy Fallon

The Daily Show com Trevor Noah continua agora a partir de sua casa, no formato que intitularam The Daily Social Distancing Show, e John Oliver conseguiu ainda transmitir o seu mais recente episódio, sobre a pandemia do Coronavírus, num formato mais curto, sem audiência e filmado num estúdio diferente, mas não se sabe ainda o que acontecerá este domingo. Seth Meyers é o único que, após o último episódio antes do encerramento do estúdio, encurtado pela ausência de convidados e público, ainda não regressou com conteúdo alternativo.

Ainda sem regresso anunciado…

Por enquanto, não há datas nem expectativas de quando estes programas poderão regressar ao ar ou em que condições. A pandemia continua a propagar-se também nos Estados Unidos, e nas cidades em que estes programas são gravados está decretado estado de emergência, com equipas de produção a trabalhar a partir de casa e a impossibilidade de ter audiências em estúdio.

Mais Artigos
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira volta ao ‘Jornal das 8’ para falar sobre novo livro