Semifinal 2 Eurovisão
Fotografia: Eurovision.tv

Eurovisão. Canções escolhidas este ano não podem concorrer em 2021

Depois do cancelamento do Festival Eurovisão da Canção 2020, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) anunciou oficialmente que as canções escolhidas para esta edição não podem voltar a concorrer em 2021. A ideia é honrar os participantes selecionados através de programação alternativa que não uma competição.

Através de um comunicado, a organização revela que o grupo de referência da Eurovisão, em Genebra, decidiu que as 41 canções que iriam competir em Roterdãonão estão elegíveis” para concorrer no regresso do certame, já no próximo ano.

A decisão segue as regras habituais do festival, que garantem que as composições (música e letra) não podem ter sido lançados comercialmente antes do dia 1 de setembro do ano anterior ao da sua realização.

Quanto aos representantes, a EBU deixa essa decisão na mão das emissoras. Uma vez que não existem regras explícitas que limitem este tipo de decisões, as estações de cada país poderão decidir se enviam o mesmo representante (com outra canção) ou voltam a fazer o processo de seleção (interno ou através de seleção nacional).

Programação para “honrar” as canções

Defendendo os ideais de “universalidade e inclusividade” promovidos pela Eurovisão, a organização anuncia que estão a ser estudadas hipóteses de “programação alternativa” para “honrar” as canções e artistas selecionados nos últimos meses.

A EBU garante, no entanto, que não se trata de uma competição em moldes semelhantes ou aproximados aos do concurso em direto. O objetivo é “unir e entreter a audiência por toda a Europa durante tempos desafiantes“, mantendo a tradição ideológica do festival.

O certame, cancelado devido ao surto de COVID-19, decorreria a 12, 14 e 16 de maio em Roterdão, nos Países Baixos. Elisa seria a representante portuguesa nesta que era a 65.ª edição da Eurovisão, com o tema ‘Medo de Sentir’.

O Festival Eurovisão da Canção tem regresso assegurado para 2021.

Lê também: Eurovisão 2020. Com o festival cancelado, o que acontece agora?

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
J. K. Rowling
Fãs abandonam J. K. Rowling na sequência de comentários transfóbicos