Divulgação

Covid-19: cervejeiros artesanais oferecem 100 mil litros de desinfetante

Numa iniciativa de solidariedade com a situação que vivemos atualmente, os cervejeiros portugueses uniram-se para ajudar as Forças de Segurança e Forças de Proteção Civil, Centros de Saúde, bem como outras entidades ao serviço da comunidade.

Sendo conhecida a rutura de stock de desinfetantes em Portugal, as produtoras de cervejas artesanais e empresas relacionadas com o setor juntaram-se para oferecer ácido peracético que pode ser utilizado na desinfenção de equipamentos, já que apresenta características esterilizantes. A iniciativa partiu de Hugo Santos, produtor da cerveja Chica, que depois de ser alertado pelas Forças de Segurança locais percebeu que o ácido peracético poderia ser utilizado a uma escala alargada, com o objetivo de prevenir a evolução do novo coronavírus.

Assim que partilhou o apelo no grupo de WhatsApp com vários cervejeiros portugueses, rapidamente uniram esforços, cedendo stocks, embalagens e transporte. Diogo Trindade, produtor da cerveja Lindinha Lucas e administrador do grupo, fez um comunicado oficial que partilhou nas redes sociais, alargando assim o alcance da iniciativa. Após a agilização, foram definidos pontos de entrega de donativos de materiais necessários e a recolha de ácido peracético nas cidades do Porto, Coimbra, Lisboa e na Margem Sul.

Lê também: QUARENTENA NO SOFÁ: APPS ÚTEIS PARA SUPORTAR O ISOLAMENTO

Entre todas as cedências realizadas, atualmente já foram disponibilizados cerca de 100 mil litros de ácido peracético. Pretendem aumentar estes números nos próximos dias, alargando o pedido de apoio a outras empresas que também possam contribuir, por exemplo, com garrafões ou baldes com tampa e embalagens para aplicação do desinfetante, como borrifadores.

Já aderiram à iniciativa várias empresas do ramo cervejeiro como: Chica, Trevo, Lindinha Lucas, Praxis, entre outras. A este movimento solidário juntou-se também a cervejeira de Vialonga, do Grupo Central de Cervejas, bem como a Christeyns, Quimiserve.

João Brazão, produtor da cerveja Trevo, e João Calha, da Epicura, garantem, em comunicado à imprensa, que esta ação pretende contribuir com um serviço fundamental para a comunidade, esperando que seja uma iniciativa abrangente e inspiradora”. Reforçam ainda que “a cerveja artesanal em Portugal é #MuitoMaisQueCerveja! Podem contar connosco. Nós também estamos a contar com todos”.

Mais Artigos
Ennio morricone
Ennio Morricone: Recorda as bandas sonoras mais icónicas do compositor