O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.

Queima das Fitas do Porto é cancelada

A Queima das Fitas do Porto, evento académico de dimensão nacional e um dos festejos mais tradicionais da cidade, está cancelada. A Federação Académica do Porto (FAP) comunicou a decisão esta terça (17) e justifica-a por razões de segurança e também pela imprevisibilidade relativa ao calendário letivo.

Lê também: André Henriques: “Nunca tive a intenção de fazer um disco a solo”

Num comunicado em vídeo, a organização federativa das Associações Académicas e de Estudantes da cidade Invicta apela aos estudantes que fiquem em casa e anuncia o regresso das festividades para 2021.

O evento, que ocorreria de 3 a 10 de maio, fica assim sem realizar-se. Num comunicado publicado no site oficial, a FAP justifica o cancelamento com o “cenário de incerteza de quando poderá ser retomada a atividade letiva, de quais serão os novos calendários académicos”.

O presidente da FAP, Marcos Alves Teixeira, declara que, até agora, a organização do evento tinha decorrido “sempre dentro da normalidade, mas sempre acompanhada por uma avaliação de risco, quer do ponto de vista logístico quer do ponto de vista social“.

No entanto, a pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, mudou a situação. “Agravou-se o cenário de preocupação social e todas as medidas anunciadas pelo Governo vão ao encontro de uma postura de isolamento social, evitando aglomerados de pessoas”, o que impossibilita a realização da Queima das Fitas.