Prémio Estação Imagem já tem as candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas para o prémio Estação Imagem Coimbra, onde serão atribuídos 3 000 euros ao vencedor da melhor reportagem fotográfica realizada durante o ano de 2019.

Estação Imagem
© LEONEL DE CASTRO / PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM 2019 COIMBRA

A Estação Imagem é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como finalidade estudar, debater e divulgar vários aspectos ligados à imagem, com especial destaque para a fotografia. A 11.ª edição da iniciativa conta com sete categorias a concurso: notícia, assuntos contemporâneos, vida quotidiana, arte e espetáculos, ambiente, retrato e desporto. A reportagem deve ter entre cinco a dez fotografias, cada uma com apresentação de uma legenda individual. Para além disso, os candidatos devem fazer acompanhar as fotografias de um título e um texto de enquadramento entre 500 e 800 caracteres, que resuma o trabalho.

Até ao dia 5 de abril, fotojornalistas portugueses, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ou da Galiza, podem submeter reportagens fototográficas que tenham sido completadas ou publicadas durante o ano de 2019 através da página oficial da associação. Este ano o júri é composto por Patrick Chauvel, fotógrafo de guerra independente, João Silva, fotojornalista do New York Times, Felipe Dana, fotojornalista da agência Associated Press e ainda um quarto membro a ser anunciado brevemente.

Paralelamente, existe ainda a menção Fotografia do Ano, onde os concorrentes podem enviar fotografias não utilizadas previamente nos seus portefólios remetendo às categorias em competição. O vencedor arrecada 1 500 euros, sendo que o grande Prémio Imagem 2020 Coimbra tem o valor de 3 000 euros.

Os vencedores serão anunciados em Coimbra, no dia 18 de abril de 2020, numa cerimónia pública na Antiga Igreja do Convento São Francisco. Posteriormente, as reportagens fotográficas distinguidas pelo painel serão editadas em livro e farão parte de uma exposição, que percorre várias cidades portuguesas e galegas.

Mais Artigos
the testaments
‘The Handmaid’s Tale’: segunda temporada chega ao canal TVCine