Fotografia: Fangbin Chen

Sony World Photography Awards 2020: quem são os finalistas?

A World Photography Organisation revelou quem são os fotógrafos finalistas do Concurso Estudante e Concurso Juventude dos Sony World Photography Awards, que vão ver o seu trabalho exposto na prestiada Somerset House, em Londres, a partir de 17 de abril e até 4 de maio.

Os prémios Sony World Photography Awards são considerados dos mais importantes eventos ligados à fotografia numa dimensão global. Este ano decorre a 13.ª edição, que contou com participantes de todo o mundo. Os estudantes foram desafiados a apresentar um projeto fotográfico composto por cinco a dez imagens, baseados em dois temas diferentes. No primeiro tema, Invisible Lines (Linhas invisíveis), era pedido aos estudantes que explorassem a perspetiva de quem tenta quebrar barreiras, quer sejam elas naturais, sociais ou intelectuais.

Reyad Abedin (Bangladesh, Counter Foto – A Center for Visual Arts) apresentou o projeto The Name of My City is Dust and Smoke and Life, que incluiu imagens da sua cidade natal (Daca), onde o desenvolvimento de grandes infraestruturas têm resultado num efeito devastador no equilíbrio ambiental dentro e ao redor da cidade.

Ionna Sakellaraki (Grécia, Royal College of Art) debruçou-se sobre a relação humana com a aceitação da morte e a perda individual. As suas imagens retratam silhuetas de carpideiras (profissionais do sexo feminino cuja função consiste em chorar por um defunto alheiro).

Lê também: Quarentena no Sofá: há concertos para ver e ouvir em direto na internet

No segundo tema, Sustainability Now, os alunos tinham de produzir um trabalhado relacionado com a sustentabilidade ambiental. Destaca-se especialmente o trabalho Guardians da autoria de Fangbin Chen (China Continental, Qilu University of Technology) sobre a realidade que se vive neste momento, destacando os esforços da comunidade para combater a propagação do Covid-19.

Em Roots of Cause, Arantza Sánchez Reyes (México LCI Monterrey), reflecte sobre a população de Monterrey (México). Conhecida como uma das cidades mais habitadas da Améria Latina, são explorados os esforços para alcançar um novo equilíbrio com a natureza, a partir de um estilo de vida mais saudável.

Os restantes finalistas incluem Micaela del Sol Angulo (Peru, Centro de la Imagen), Robin Ansart (França, Ecole Nationale Supérieure Louis-Lumière), Amy Davis (África do Sul, CityVarsity Cape Town), Ashley Tofa (Nova Zelândia, The University of Auckland), Tobia Faverio (Itália, Nuova Accademia di Belle Arti) e Chip Skingley (Reino Unido, University of the West of England – Bristol).

Este ano, a World Photography Organisation introduziu um novo formato do Concurso Juventude 2020 com intuito de dar mais oportunidades aos jovens fotógrafos, o que resultou num aumento de mais de 50% nas candidaturas. Cada candidato apresentou até três imagens relacionadas com um tema específico desde Paisagem, Viagem, Retrato e Fotografia de Rua. Além da exposição mundial junto dos maiores criadores de imagens da atualidade, o vencedor receberá ainda equipamento de imagem digital da Sony para que possa continuar a explorar a sua visão.

Para continuarem a par das novidades, podem seguir a World Photography Organisation no Instagram (@worldphotoorg), Twitter (@WorldPhotoOrg) e LinkedIn e Facebook (World Photography Organisation).

Mais Artigos
Ricardo Araújo Pereira
Luta apertada: Ricardo Araújo Pereira “chamado” para bater Big Brother