call me by your name
Distribuição/Sony Pictures Classics

Quarentena no sofá: filmes e séries para ver em streaming

O novo coronavírus está a fazer muita gente ficar por casa, e nada melhor do que aproveitar este tempo para pôr as séries e os filmes em dia. Depois das sugestões de programação na TV aberta e cabo, o Espalha-Factos recomenda o que podes ver em streaming ou no Videoclube da tua operadora.

Videoclube

Era Uma Vez em… Hollywood 

Era Uma Vez... em Hollywood vence Guild Awards
Leonardo Dicaprio e Brad Pitt.

Estreou-se em agosto, viajou até aos Óscares e chega agora a tua casa. Era Uma Vez em… Hollywood é mais um filme do brilhante Quentin Tarantino e conta com um elenco de luxo. Leonardo Dicaprio, Brad Pitt e Margot Robbie interpretam as personagens do filme que pode ser considerado uma carta de amor ao cinema. 

Le Man 66: O Duelo (Ford vs Ferrari)

Christian Bale e Matt Damon entram juntos no mundo das corridas e saem vencedores. O filme, baseado na história real do “car designer” Carroll Shelby e do piloto Ken Miles, mostra a caminhada dos dois amigos para construírem um revolucionário carro de corrida para a Ford Motor Company e vencerem os carros da Ferrari numa das maiores corridas de sempre: a 24H de Le Mans

Frozen 2: O Reino do Gelo

A história das duas irmãs voltou ao grande ecrã e agora está à distância de um botão. Frozen 2 continua as aventuras de Elsa, Anna, Olaf, Kristoff e Sven, que vão tentar descobrir o porquê de a rainha do gelo ter nascido com poderes. Ao longo da viagem mágica, fazem novos amigos e descobrem a verdade sobre o passado da família de Anna e Elsa

Knives Out: Todos São Suspeitos

Ana de Armas junta-se a Daniel Craig e Chris Evans para desvendar um crime que ninguém sabe que aconteceu, exceto duas pessoas. Um famoso escritor de romances policiais é encontrado morto na sua casa depois de celebrar o seu 85.º aniversário e uma reviravolta começa. 

No streaming

Auga Seca, RTP Play

Auga Seca uma das séries da RTP para ver durante a quarentena

Agora que está anunciada a sua estreia na HBO Portugal e Espanha, isso pode ser um motivo extra para espreitares o thriller português que começa com uma morte e acaba num complicado enredo em torno de crime e tráfico de armas. São seis episódios.

O Meu Sangue, RTP Play

A menstruação não deve ser tabu, nem associada a mitos ou clichés sem sentido. Esta minissérie documental do RTP Lab tem apenas três episódios e apresenta os testemunhos de várias pessoas sobre a menstruação, com o objetivo de normalizar este tema.

1986, RTP Play

No segundo aniversário da estreia da série escrita por Nuno Markl, podes aproveitar para rever os 13 episódios que retratam a sociedade portuguesa no ano que dá nome à série, em plena segunda volta presidencial entre Mário Soares e Freitas do Amaral.

The Morning Show, Apple TV

Demorou, mas aconteceu. Passados 25 anos de ter estado no pequeno ecrã, Jennifer Aniston junta-se a Reese Witherspoon e Steve Carell para mostrar o que é um programa da manhã. No meio do caos que é apresentar o programa preferido dos americanos, Mitch Kessler é despedido por ser acusado de crimes sexuais. A horas de iniciar um novo programa, o mundo começa a falar sobre o que acontecimento e o medo instala-se no estúdio. Com a dose certa de tensão, é definitivamente um must watch para os próximos dias.

Call Me by Your Name, Netflix

Elio Pearlman, interpretado por Timothée Chalamet
Timothée Chalamet desempenhando o papel Elio Pearlman em Call me by your Name

O verão quente de 1983, no norte de Itália, dá-nos a conhecer a história do primeiro amor de Elio. Conhecida por todos, esta ode de amor, de Lucas Guadagnino, é interpretada por Timothée Chalamet e Armie Hammer. A passar férias na casa de família, o jovem conhece Oliver, um estudante norte-americano,  que inesperadamente vai mudar a sua vida enfadonha e aborrecida. 

Dirty Dancing, Netflix

Já passaram 33 anos desde a sua estreia, mas a verdade é que todos continuamos a dançar ao som de ‘Time of My Life’ e a sonhar com o romance perfeito. Enquanto estamos em casa, isso não tem que ser diferente. Os próximos dias são perfeitos para rever os passinhos de dança de Patrick Swayze e Jennifer Grey. 

Elite, Netflix

A terceira temporada acabou de estrear na sexta-feira (13) e nada melhor do que fazer uma maratona de todos os episódios da série espanhola. Na primeira temporada, tudo começa com o assassínio de uma rapariga na escola privada Las Encinas, e todos são suspeitos. Para não dar spoilers, a segunda e a terceira também envolvem homicídios, segredos e muito mistério.

Gone Girl, Netflix

gone_girl_review_1
Rosamund Pike e Ben Affleck em ‘Gone Girl’.

A obra de David Fincher conta a história de um casal aparentemente perfeito que se vê separado quando a mulher, Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece. A atenção pública recai sobre o marido e a luta de se tentar livrar das incriminações e lidar com as suspeitas inicia-se. Com ajuda da irmã, Nick Dunne (Ben Affleck) vai tentar descobrir a verdade e fazer justiça.

Gossip Girl, Netflix

“Hey Upper East Siders, Gossip Girl here”. Com um reboot em andamento, esta é a altura perfeita para recordar a famosa série. Com Blake Lively (Serena van der Woodsen) e Leighton Meester (Blair Waldorf) a liderar o elenco de Gossip Girl, acompanhamos o dia a dia de adolescentes ricos e privilegiados, numa das zonas mais luxuosas de Manhattan. Lá, é impossível manter segredos, pois tudo vai parar ao blog Gossip Girl – cuja identidade é secreta durante seis temporadas. 

I Am Not Okay With This, Netflix

Numa altura em que os super-heróis reais nos ajudam nestes momentos complicados, os fictícios também querem continuar a salvar o dia. Mas esta não é a história de uma heroína qualquer. Além de enfrentar os problemas da adolescência, Sydney tem de aprender a lidar com os poderes de telecinese que acabou de descobrir. I Am Not Okay With This surge pela mão dos criadores de The End of the F***ing World e Stranger Things — e é a receita ideal para quem quer fazer um binge watch sem parar.

Las Chicas del Cable (As Telefonistas), Netflix

séries

A história desenrola-se em Madrid, entre 1928 e 1929, onde acompanhamos a história de quatro mulheres e as suas vidas cheias de problemas. Com uma história aliciante, Las Chicas del Cable transporta-nos para uma empresa de telecomunicações e faz-nos ficar colados ao ecrã. Ao longo da série, acompanhamos as aventuras amorosas e a caminhada para o sucesso de Lídia, Angeles, Carlota e Marga, enquanto constroem uma amizade. 

Love is Blind, Netflix

Se ainda não viste esta experiência social da Netflix transformada em concurso de encontros, esta é a altura perfeita. Em Love is Blind, vários homens e mulheres esperam encontrar o amor, mas só podem conversar uns com os outros sem se verem. As conversas e as personalidades de cada um determinam se decidem ou não pedir o outro em casamento, mas depois têm de lidar com o mundo real. A série tem dez episódios.

Marie Kondo: A Magia da Arrumação, Netflix

Marie Kondo: A Magia da Arrumação uma das séries do ano de 2019
Marie Kondo | Instagram

Apesar de já ter estreado no ano passado, não perdeu a sua magia. Esta série mostra a especialista em arrumação Marie Kondo a dar dicas úteis acerca de organização a várias famílias. É um programa inspirador, que te vai dar a motivação necessária para arrumares a tua casa.

Podre (Rotten), Netflix

Esta série documental da Netflix revela como muitos dos alimentos que consumimos são produzidos em zonas de conflito, associados a problemas ecológicos, ou a trabalhos forçados. Tem duas temporadas.

Supermães (Workin’ Moms), Netflix

Esta comédia canadiana sobre maternidade mostra os desafios de ser uma mãe trabalhadora, os estereótipos associados às mães, às mulheres que trabalham e à maternidade. Realizada por Catherine Reitman, a série tem três temporadas disponíveis na Netflix. A quarta estreou-se em fevereiro na CBC, e deverá chegar em breve à Netflix.

Aquarius, HBO Portugal

Sônia Braga em Aquarius
Sônia Braga em ‘Aquarius’.

Este drama, realizado por Kebler Mendonça Filho (Bacurau), conta a história de Clara, uma mulher de 65 anos que se recusa a sair do edifício onde vive. Construído nos anos 1940, o edifício Aquarius situa-se à beira-mar, no Recife, e é o alvo ideal para uma empresa que quer construir condomínios. Porém, Clara recusa-se a sair de sua casa, a não ser que morra, e começa a recordar todos os momentos que já viveu ali.

Cartas de Guerra, HBO Portugal

Realizado por Ivo Ferreira, o drama baseia-se nas cartas que António Lobo Antunes escreveu à sua mulher durante a Guerra Colonial, enquanto esteve em Angola de 1971 a 1973. Nesta altura, Lobo Antunes era ainda aspirante a escritor e um jovem médico com muitas ambições, mas que a guerra interrompeu.

Ice on Fire,  HBO Portugal

Ice on Fire foi produzido e narrado por Leonardo DiCaprio e retrata a crise climática que vivemos. Apresenta explicações científicas para os grandes fenómenos que causam o aquecimento global, tal como formas de reverter esta crise. Algumas soluções passam por devolver o CO2 ao solo, transformando-o em pedra, ou plantar algas marinhas que podem conter o carbono nos oceanos. Vale a pena ver e refletir sobre o assunto.

Interstellar, HBO Portugal

Matthew McConaughey em Interstellar
Matthew McConaughey em ‘Interstellar’.

O drama de ficção científica realizado por Christopher Nolan e protagonizado por Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain, retrata a viagem de um equipa de exploração espacial através de um wormhole no espaço. Para garantir a sobrevivência humana, viajam de uma forma nunca antes experimentada, emergindo numa dimensão alternativa.

McMillions, HBO Portugal

Um homem rouba milhões a uma das maiores cadeias de fast-food do mundo. Em 1990, o McDonalds cria uma edição mais pequena e especial do jogo de tabuleiro Monopoly. Em McMillions, a HBO junta quem investigou o caso, com alguns dos vencedores do jogo, e mostra-nos os bastidores de uma das maiores fraudes já vistas. Se gostas de documentários intrigantes como FYRE: O Grande Evento que Nunca Aconteceu, este mistério real à americana é para ti.

Tabu, HBO Portugal

Este drama português de 2012 foi realizado por Miguel Gomes. Conta a história de uma mulher reformada, Aurora, que após ser hospitalizada pede ajuda à sua vizinha, Pilar, para procurar um homem com uma ligação ao seu passado. A vizinha leva-nos cinquenta anos atrás, ao Monte Tabu, em África, antes da Guerra Colonial.

You Don’t Know Jack, HBO Portugal

Baseado na história real do médico Jack Kevorkian, o filme conta a história de como ficou conhecido por “Dr. Morte” por defender o suicídio medicamente assistido. Tudo começou com Janet Adkins, uma doente com Alzheimer, a quem assistiu no suicídio, com uma máquina caseira.

Escolhas de: Carolina Correia, Miguel Rocha, Pedro Miguel Coelho, Pedro Terrantez e Tiago Serra Cunha.