Quarentena no Sofá
Fotografia: Inês Graça/EF

Quarentena no Sofá: há concertos para ver e ouvir em direto na internet

Em fase de isolamento pelo novo coronavírus, a cultura ao vivo fica em pausa por algum tempo — mas só nas salas de espetáculo. Há vários artistas, portugueses e internacionais, que querem levar a música às nossas casas através das redes sociais e das plataformas de streaming.

Depois das nossas recomendações de programação de TV e de séries e filmes para ver on-demand, o Espalha-Factos mostra-te os concertos que vais poder ver e ouvir sem sair do sofá.

João Ventura, sábado, 14 de março, 19h00

O pianista brasileiro, conhecido por já ter atuado com Madonna e pelos seus contrapontos que juntam música erudita e música popular, vai fazer um concerto em direto através do seu canal no YouTube.

Salvador Sobral e André Santos, sábado, 14 de março, 21h30

A época de concertos online abre em grande com um espetáculo especial de Salvador Sobral, em conjunto com o guitarrista André Santos. Juntos, formam o projeto musical Quinta das Canções, onde fazem novas versões de canções de outros artistas. Sobral promete também tocar piano, num concerto transmitido através das suas redes sociais.

View this post on Instagram

CONCERTO QUINTA DAS CANÇÕES EM LIVE STREAMING! | Numa altura em que muitos estão de quarentena, quer voluntária, quer involuntária, o Salvador e o @andremonasantos juntam-se numa sala familiar para um concerto da Quintas das Canções em Live Streaming! O concerto está marcado para sábado, dia 14 de março, e começa às 21h30! Fiquem atentos às redes sociais do Salvador 😉 . . QUINTA DAS CANÇÕES CONCERT IN LIVE STREAMING! | With this health situation we are living all over the world, Salvador and @andremonasantos will gather in a family room for a Quinta das Canções concert on Live Streaming! The concert is scheduled for Saturday, March 14th, and starts at 9:30pm! Stay tuned to Salvador’s social networks 😉

A post shared by Salvador Sobral (@salvadorsobral.music) on

Code Orange, domingo, 15 de março, 01h00

A banda americana de hardcore punk irá realizar o concerto de apresentação do seu novo álbum, Underneath, em direto exclusivamente no Twitch, uma plataforma online de streaming

Lika, segunda, 16 de março, 11h00

A cantora e compositora é natural Cazaquistão, mas está a habitar atualmente em Portugal. Para contrariar o isolamento desta época de quarentena, a artista vai iniciar a série de concertos Stay At Home With Lika. A partir do dia 16 de março, as sessões serão transmitidas em live streaming no canal de YouTube e nas redes sociais de Lika, cada uma a partir de uma divisão diferente de sua casa.

Meus queridos, meus amigos, meus lindos…!Estamos a passar por tempo estranho, nervoso e neste tempo não podemos estar…

Publicado por Lika em Sexta-feira, 13 de março de 2020

YUNGBLUD, segunda, 16 de março, 14h00

O cantor britânico irá realizar um concerto para seus fãs em direto a partir do seu canal de YouTube. A transmissão irá também possuir interação com fãs através de uma sessão de perguntas e respostas.

Cordel, segunda, 16 de março, 21h30

A dupla formada pelos cantautores portugueses Ricardo Pires e Edu Mundo vai transmitir um concerto através da sua página da Facebook. Recentemente, o duo esteve em estúdio a completar a gravação do seu segundo longa duração.

John Legend, terça, 17 de março, 20h00

O cantor John Legend dá esta terça-feira (17) um concerto gratuito diretamente da sua casa, dando continuidade à iniciativa Together At Home. Após elogiar a atitude de Chris Martin, dos Coldplay, Legend anunciou a apresentação, que acontecerá por volta das 20 horas desta terça-feira, no seu Instagram.

David Bruno, quarta, 18 de março

O cérebro responsável pelo grupo Conjunto Corona vai efetuar um concerto através do seu Instagram, onde vai tocar vários temas da sua carreira a solo. Fiquem no vosso “aparthotel” a desfrutar das cantigas daquele que é apelidado de rei do pós-moderno português.

Lour, quinta, 19 de março

O jovem artista que fez parte do disco Novos Talentos Fnac, em 2018, vai dar um concerto através do Instagram. Apenas com uma guitarra, e a sua voz, Lour faz um concerto em direto, às 21h30 de quinta-feira.

emmy Curl, sexta, 20 de março

A artista, que iria promover o lançamento do seu mais recente álbum de estúdio, ØPorto, adiou as quatro primeiras datas da sua digressão, que passavam por algumas das zonas mais afetadas pelo novo coronavírus em Portugal.

No entanto, emmy Curl anunciou nas redes sociais que vai manter a última data. No dia 20 de março, o concerto de Vila Real será também transmitido através das redes sociais da artista. Em troca, Catarina Miranda apela a contribuições com o valor desejado e com direito a oferta digital dos seus dois últimos discos na plataforma Bandcamp.

Devido à situação viral conhecida por todos, os concertos em Coimbra, Aveiro e Porto serão cancelados e adiados para…

Publicado por emmy Curl em Quinta-feira, 12 de março de 2020

Festival #EuFicoEmCasa, 17 a 22 de março

Depois de vários artistas anunciaram uma série de concertos para os seus fãs através das redes sociais, surge agora algo muito maior. Intitulado de Festival #EuFicoEmCasa, este novo “festival” irá decorrer entre os dias 17 e 22 de março através do Instagram dos artistas envolvidos, entre as 17h e 23h30.

Cartaz FestivalEuFicoEmCasa
O cartaz é constituído por 78 artistas, abrangendo vários géneros da música portuguesa.

Home Music Sessions da Mega Hits, ao longo do mês

A rádio Mega Hits anunciou que, pelo menos até ao final do mês, vai haver um “festival” pafra aproveitar a partir do sofá. Através do Instagram e em datas a anunciar, serão garantidas transmissões em direto de concertos de vários artistas portugueses, diretamente a partir das suas casas.

Carolina Deslandes foi a primeira convidada e o concerto já foi para o ar nas redes sociais. No “cartaz” estão também confirmados os seguintes artistas:

April Ivy – domingo 15 de março, 18h
Ivo Lucas – domingo 15 de março, 19h
Paulo Sousa – segunda-feira 16 de março , 11h30
Pedro Gonçalves – terça-feira 17 de março, 11h30
Agir – quarta-feira 18 de março, 19h
Ella Nor – quinta-feira 19 de março, 18h
Biya – domingo 22 de março, 17h
MAR – quinta-feira 26 de março, 18h
Bárbara Bandeira – sexta-feira 27 de março, 18h

Iguana Garcia, ao longo do mês

O produtor português, que recentemente lançou o seu segundo álbum, Vagas, vai iniciar um projeto pessoal, o Projeto Quarentena. Até o mundo regressar à normalidade, poderá ser encontrada uma faixa nova todos os dias na sua página oficial na plataforma Soundcloud.

The Legendary Tigerman, ao longo do mês

O músico português realizou um concerto em direto no Instagram na tarde deste sábado, que pode ainda ser visualizado nos seus instastories. Anunciou também que durante os próximos dias deve-se esperar que, na mesma plataforma, possam vir a ocorrer outros pequenos momentos como esse.

Tiago Nacarato, a partir de março

O cantor e compositor português aproveitou a época de isolamento para antecipar o lançamento do seu novo projeto musical, que já vinha a preparar há alguns meses. A série Além do que se vê surge de convites feitos por Nacarato a jovens compositores, que interpretam um tema musical da obra do convidado.

O primeiro episódio, lançado este sábado (14), é uma parceria com o músico brasileiro Luca Argel. A partir deste fim de semana, todas as semanas há um episódio novo para ver, sempre com um artista diferente.

Atualizado a 17 de março com mais sugestões de concertos.
Artigo de: Ana Silva, Carolina Correia, Miguel Rocha, Sofia Espada e Tiago Serra Cunha.
Mais Artigos
Monica Courteney Cox Friends
Courteney Cox não se lembra da participação em ‘Friends’