Serão as Casas Impressas a 3D o Futuro?

A forma como pensamos e construímos as nossas casas pode estar prestes a mudar para sempre. Com a chegada de uma nova tecnologia, surge uma resposta às crescentes necessidades de habitação de uma forma que seria impensável até há poucos anos.

[alert type=blue ]Artigo patrocinado.[/alert]

Imprimir as nossas futuras casas à nossa medida, permitindo fazê-lo num curto espaço de tempo e com um custo consideravelmente mais reduzido do que aquele que hoje em dia representa construir uma casa parece ficção científica, mas começa efetivamente a ser realidade.

Com a primeira pequena casa a ter sido impressa em apenas 48h e com um valor inferior a €10,000 as atenções começam agora a virar-se para o desenvolvimento desta tecnologia como forma de revolucionar o mercado da construção civil e providenciar habitação acessível a milhões de pessoas em todo o mundo.

Nos EUA, uma casa de pouco mais de 32 metros quadrados foi erguida através desta tecnologia em tal reduzido espaço de tempo, abrindo as portas para uma nova era da construção civil e devolvendo a esperança a todo um gigantesco grupo de pessoas que não consegue adquirir habitação própria ou tem dificuldade em fazê-lo.

Apesar da dimensão ser meramente indicativa do que a tecnologia consegue, de momento obter, os resultados são promissores quer no tempo de execução dos projetos, quer na reduzida mão-de-obra e materiais empregues.

Não só poderemos ambicionar um futuro em que adquirir uma habitação seja possível por uma mera fração do preço atual, como será possível finalizar a sua construção num curtíssimo espaço de tempo comparado com o atual.

Ao executar o projeto com reduzidíssima margem de erro, o resultado final prima por ter um custo reduzido em relação ao que seria de esperar num processo convencional, resultando num processo mais “limpo” e eficiente sem derrapagens orçamentais.

É de notar que a reduzida dimensão das atuais impressoras 3D para efeitos de construção não permitem, para já, elaborar projetos de grande envergadura, mas é expectável que com o evoluir da tecnologia e a crescente adoção da mesma, possamos ver maiores e mais complexos projetos a serem completados em tempo recorde.

Quando nos referimos a impressoras 3D para construção civil, o processo remete-nos para um braço robótico móvel possuidor de uma mangueira que vai sequencialmente assentando os materiais necessários para erguer paredes em tempo recorde.

Da mesma forma que uma impressora 3D de secretária cria um objeto de forma rápida e eficaz através de diversos materiais, o mesmo conceito é aqui aplicado numa escala superior.

Poderemos em ambicionar que um futuro próximo traga constantes inovações numa área que promete aquilo que até hoje não tem sido facilmente obtenível; uma casa acessível construída em tempo recorde com um preço reduzido.

Com uma tecnologia que dispensa enormes equipas de construção e planeamento podendo recorrer a projetos de habitações pré-definidas, o paradigma da habitação poderá sofrer a sua maior revolução desde que começámos a criar casas conforme as conhecemos.

Aguardemos por esse futuro ansiosamente em que a nossa próxima casa possa ser construída num espaço de dias e nos custe uma fração do preço de uma casa atual.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
'RuPaul’s Drag Race All Stars'
‘RuPaul’s Drag Race All Stars’ regressa para quinta temporada