TVI Media Capital Cofina
Fotografia: EPC (Empresa Portuguesa de Cenários).

O negócio não avança: Cofina aborta compra da TVI

A Cofina informou na madrugada desta quarta (11) a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de que não conseguiu concluir com sucesso o aumento de capital que era indispensável para poder efetuar a compra da Media Capital. O negócio está abortado.

No comunicado enviado ao regulador, a empresa dá conta de que o número de ações subscritas não atingiu o total de ações objeto da oferta pública, o que inviabiliza a concretização do negócio, que tinha aqui a sua última fase, depois de já ter sido aprovado por todas as instâncias regulatórias.

A oferta pública para a qual a empresa procurou investidores abrangia um total de 188.888.889 ações. Não tendo sido alcançado este número, a Cofina desiste de fazer “o lançamento de uma oferta particular para colocação das ações sobrantes, cuja possibilidade se encontrava prevista no prospeto da oferta pública de subscrição“, argumentando que não estão agora reunidas as condições para tal, dada a “recente e significativa deterioração das condições de mercado“.

Desta forma, e não tendo sido conseguida a subscrição integral do aumento de capital da holding detentora do Correio da Manhã e Record, entre outras marcas, esta oferta pública fica sem efeito e o montante entregue pelos investidores será agora devolvido.

O negócio que não se fecha

O sucesso desta oferta pública era a “última condição suspensiva” para ser consolidado o fecho da operação de aquisição à Prisa dos 100% do capital social e direitos de voto da Vertix, a detentora de 94,69% das ações da Media Capital, dona da TVI, Rádio Comercial e IOL.

Este negócio, que causou controvérsia, acaba cancelado. A Quatro permanece nas mãos dos espanhóis da Prisa que, pela segunda vez, falham na intenção de alienar os ativos que detêm em Portugal. O primeiro revés aconteceu no negócio com a Altice, que acabou chumbado pela Autoridade da Concorrência, o segundo surge agora, com a Cofina a não conseguir reunir o capital necessário para concluir a operação.

Continua: Guerra aberta: Prisa inicia ações contra Cofina depois de negócio cancelado

Mais Artigos
Sandra Barata Belo, Marco Delgado e Pêpê Rapazote em Rainha das Flores, SIC
‘Rainha das Flores’ e ‘Laços de Sangue’ viajam pelo mundo