Como lavar as mãos
Fotografia: Polina Tankilevitch / Pexels

Disparam pesquisas no Google sobre “Como lavar as mãos?”

A chegada a Portugal do novo coronavírus, o COVID-19, tem motivado preocupações crescentes, das quais são espelho o fecho de várias instituições de ensino ou o adiamento e cancelamento de eventos. No entanto, e de modo a prevenir o contágio, os portugueses estão a pesquisar cada vez mais sobre como podem lavar corretamente as mãos.

De acordo com os dados compilados pelo Google Trends, o número de vezes que o termo “Como lavar as mãos?” foi pesquisado entre 1 e 7 de março de 2020 pelos utilizadores nacionais é 2,5 vezes superior ao número de pesquisas às pesquisas do mesmo termo realizadas nas duas semanas anteriores.

O anterior pico de pesquisas sobre o assunto nos últimos 12 meses foi na primeira semana de outubro, ainda que nessa altura não houvesse nenhum problema de saúde pública que estivesse a ocupar tanto espaço da agenda noticiosa e mediática.

“Como lavar as mãos corretamente” é outro dos termos que registou uma subida abrupta no número de pesquisas ao longo da última semana, obtendo valores de procura que já não eram registados desde novembro de 2019.

Lê também: COVID-19. Como é que o Hollywood está a reagir ao novo coronavírus?

Os dados do Google indicam ainda que a maior parte das pesquisas acerca da melhor forma de manter as mãos limpas são provenientes do distrito do Porto, que no ranking é seguido pelo de Lisboa.

como lavar as mãos

Nas áreas afetadas pela doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória que reduzam a exposição e transmissão da doença, tais como:

  • tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Todas as informações sobre medidas preventivas e de segurança relativamente ao vírus podem ser consultadas no site da Direção-Geral de Saúde.

Mais Artigos
Portugal #EntraEmCena
Portugal #EntraEmCena, a plataforma para apoiar artistas em tempos de pandemia