cinenova
'Provence' | Fotografia: Facebook

CINENOVA. Conhece os premiados do primeiro festival de cinema universitário em Portugal

O CINENOVA, primeiro festival de cinema universitário em Portugal, chegou ao fim no passado dia 7 março, e já se conhecem os vencedores. Entre os premiados estão filmes portugueses e internacionais, alguns deles estreados em reputados festivais de cinema.

A iniciativa de alunos de vários cursos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) contou com a exibição de mais de 30 filmes, a masterclass “Escrita e Cinema”, liderada pelo argumentista brasileiro Diego Hoefel, e ainda dois debates.

O paniel Jovens Realizadores – Oportunidades e Desafios, reuniu os realizadores portugueses Mariana Galvão e Afonso Mota. Já a sessão Fiz um filme, e agora? – Festivais e novos modos de distribuição teve como convidada a manager da plataforma de streaming Filmin em Portugal, Annette Dujisin Muharay.

Os vencedores da edição

O grande vencedor do prémio de Melhor Filme Português a Concurso, cujo júri era formado por Joana Gusmão, Luís Mendonça e Teresa Castro, foi Tres Perdidos Fazem Um Encontrado, de Atsushi Kuwayama.

cinenova
Tres Perdidos Fazem Um Encontrado (Fotografia: DocLisboa)

Um produto de uma parceria entre o DOC Nomads e a Universidade Lusófona Portuguesa, o filme teve a sua estreia nacional do DocLisboa’19 e narra, em estilo documental, a vibrante roadtrip do realizador japonês (que se faz acompanhar por um amigo indiano) pelo sul de Portugal, em busca de uma fonte sagrada que promete curar o seu coração partido.

Na categoria de Melhor Filme a Concurso, o galardoado foi o Provence, realizado por Kato De Boeck. Escolhida pelo júri composto por Anastasia Lukovnikova, Catarina Mourão e Luis Deltell Escolar, esta curta-metragem pitoresca foca-se nas férias de verão de dois irmãos. Entre banhos de piscina, noites a acampar e mergulhos no lago, a irmã mais nova tenta decifrar um segredo que o mais velho guarda a sete chaves.

cinenova
Mama, de Anastasia Borisova (Fotografia: Festival du court métrage de Clermont-Ferrand)

Houve, ainda, duas menções honrosas para cada categoria de competição no CINENOVA. Na de Melhor Filme Português, as menções honrosas foram para dois alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema, para os filmes Em Caso de Fogo, de Tomás Paula MarquesEnsaio, de Mariana Santana.

Já na categoria de Melhor Filme a Concurso, os filmes merecedores de menção honrosa foram Mama, da russa Anastasia Borisova e o já galardoado Tres Perdidos Fazem um Encontrado, que venceu, ainda, o Prémio de Filme Favorito do Público, sendo o grande premiado do festival.

Lê também: Morreu Max Von Sydow, imagem do cinema de Bergman
Mais Artigos
Mafalda Castro e Cláudio Ramos em Big Brother
TVI antecipa ‘Big Brother’ na grelha da tarde sem ‘Ver P’ra Crer’