O CINENOVA, primeiro festival de cinema universitário em Portugal, chegou ao fim no passado dia 7 março, e já se conhecem os vencedores. Entre os premiados estão filmes portugueses e internacionais, alguns deles estreados em reputados festivais de cinema.
A iniciativa de alunos de vários cursos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) contou com a exibição de mais de 30 filmes, a masterclass “Escrita e Cinema”, liderada pelo argumentista brasileiro Diego Hoefel, e ainda dois debates.
O paniel Jovens Realizadores – Oportunidades e Desafios, reuniu os realizadores portugueses Mariana Galvão e Afonso Mota. Já a sessão Fiz um filme, e agora? – Festivais e novos modos de distribuição teve como convidada a manager da plataforma de streaming Filmin em Portugal, Annette Dujisin Muharay.
Os vencedores da edição
O grande vencedor do prémio de Melhor Filme Português a Concurso, cujo júri era formado por Joana Gusmão, Luís Mendonça e Teresa Castro, foi Tres Perdidos Fazem Um Encontrado, de Atsushi Kuwayama.

Um produto de uma parceria entre o DOC Nomads e a Universidade Lusófona Portuguesa, o filme teve a sua estreia nacional do DocLisboa’19 e narra, em estilo documental, a vibrante roadtrip do realizador japonês (que se faz acompanhar por um amigo indiano) pelo sul de Portugal, em busca de uma fonte sagrada que promete curar o seu coração partido.
Na categoria de Melhor Filme a Concurso, o galardoado foi o Provence, realizado por Kato De Boeck. Escolhida pelo júri composto por Anastasia Lukovnikova, Catarina Mourão e Luis Deltell Escolar, esta curta-metragem pitoresca foca-se nas férias de verão de dois irmãos. Entre banhos de piscina, noites a acampar e mergulhos no lago, a irmã mais nova tenta decifrar um segredo que o mais velho guarda a sete chaves.

Houve, ainda, duas menções honrosas para cada categoria de competição no CINENOVA. Na de Melhor Filme Português, as menções honrosas foram para dois alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema, para os filmes Em Caso de Fogo, de Tomás Paula Marques e Ensaio, de Mariana Santana.
Já na categoria de Melhor Filme a Concurso, os filmes merecedores de menção honrosa foram Mama, da russa Anastasia Borisova e o já galardoado Tres Perdidos Fazem um Encontrado, que venceu, ainda, o Prémio de Filme Favorito do Público, sendo o grande premiado do festival.