Taika Waititi

Taika Waititi vai realizar adaptação animada de ‘Charlie e a Fábrica de Chocolate’

Taika Waititi foi o escolhido para dar vida às duas séries de animação baseadas no clássico Charlie e a Fábrica de Chocolate. Estas vão ser produzidas em parceria com a Netflix.

Waititi, que arrecadou este ano o Óscar de Melhor Argumento Adaptado com o seu filme Jojo Rabbit, vai ser o escritor, diretor e produtor executivo desta adaptação animada que vai consistir em duas séries. De acordo com a revista Variety, uma delas vai ser baseada no mundo e personagens de Charlie e a Fábrica de Chocolate, e a outra vai focar-se nos Oompa-Loopas, pretendendo dar uma visão totalmente nova aos engraçados e pequenos trabalhadores da fábrica.

Em comunicado, a Netflix já partilhou que a adaptação «irá manter o espírito e tom por excelência da história original, enquanto se constrói pela primeira vez, o mundo e as personagens para além das páginas do Livro de Dahl».

O mesmo comunicado adianta ainda que a colaboração com Taika Waititi é o início de uma extensa parceria entre a plataforma de streaming e a The Roald Dahl story company, que vai recriar muitas das histórias do escritor, tais como Matilda, O bom gigante amigo e The Twits.

Sobre a escolha do ator, produtor, argumentista e realizador neozelandês, a vice-presidente de animação original da Netflix, Melissa Comb, partilhou que «encontrar o parceiro criativo certo para dar vida a Willy Wonka, Charlie e Oompa-Loompas em animação foi uma tarefa assustadora até Taika entrar na sala». E acrescentou ainda que «se Dahl tivesse criado o personagem de um cineasta para adaptar seu trabalho, tenho certeza de que ele teria criado o Taika».

Mas não é apenas a Netflix que está satisfeita com esta parceria. Também Gideon Simeloff, diretor da The Roald Dahl Story Company, partilhou estar bastante feliz com a escolha de Taiki: «nas palavras do próprio Willy Wonka, “estamos muito satisfeitos! Encantados! Muito felizes!”».

Para além do mais recente filme Jojo Rabbit (2019), Taika Waititi é também conhecido por filmes como Thor: Ragnarok (2017) e Hunt For The Wilderpeople (2016).

O clássico de Roald Dahl

Charlie e a Fábrica de Chocolate é um dos contos mais conhecidos da autoria do escritor Roald Dahl. Datado de 1964, o livro conta a aventura de um menino oriundo de uma família muito pobre, Charlie Bucket, e de um grupo de miúdos depois destes terem encontrado um bilhete dourado que lhes valia uma visita especial à misteriosa e mágica fábrica de chocolate do excêntrico Willy Wonka. Ao longo da visita, todos vão sendo submetidos a pequenos “testes” até sobrar apenas Charlie que, pela sua humildade, é escolhido como o herdeiro daquele império de chocolate.

A obra tem também duas conhecidas versões cinematográficas. A primeira data de 1971, foi dirigida por Mel Stuart e conta com Gene Wilder no papel principal.

Já a segunda e mais recente adaptação é de 2005 e foi dirigida por Tim Burton.  Johnny Deep interpretava o papel de Willy Wonka.

LÊ TAMBÉM: HBO PREPARA ADAPTAÇÃO TELEVISIVA DE THE LAST OF US
Mais Artigos
Mark Twain
Mark Twain. Nasceu no dia do cometa Halley, mas foi ele quem deixou um rasto de brilho