Tony estreia-se no TVCine a 13 de março
© ATÉ AO FIM DO MUNDO / REGI CONCERTO 2019

TVCine estreia ‘Tony’ em especial de documentários portugueses

Os canais TVCine dedicam um ciclo de programação a documentários nacionais. O especial Documentários: Portugal à Lupa apresenta filmes como TonyCentro de Dia, a partir desta sexta-feira (6).

Ao todo serão exibidos cinco documentários portugueses no TVCine Edition, sobre vários temas da cultura nacional, todas as sextas-feiras, às 22h00, de 6 de março a 3 de abril. O grande destaque é a estreia de Tony, documentário de Jorge Pelicano sobre Tony Carreira, que se estreia a 13 de março.

Um dia antes de regressar aos palcos, o TVCine Edition recorda a carreira de um dos cantores mais adorados pelo público português. O filme faz o retrato da sua carreira de 30 anos e conta com testemunhos da sua família, amigos e até fãs.

O documentário foi filmado em 2018, acompanhando a sua digressão. No ano anterior, Tony Carreira tinha sido acusado de plágio, mas em maio de 2018 o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa acabou por suspender o processo. O cantor não chegou a ir a julgamento, mas decidiu fazer uma pausa na carreira após a digressão desse ano acabar.

Tony estreou-se em julho de 2019 e bateu recordes, tornando-se no documentário português mais visto de sempre. O filme leva-nos pelos bastidores de algumas das maiores salas de espetáculos do mundo e inclui imagens inéditas e revelações exclusivas sobre a carreira do cantor.

Agora, após o sucesso deste documentário e um ano de pausa, o cantor regressa aos palcos com um concerto na Altice Arena.

Além de Tony, o TVCine Edition transmite mais quatro documentários:

Centro de Dia – 6 de março

Este documentário mostra o quotidiano no Centro de Dia de Sandim, em Vila Nova de Gaia. Aqui, juntam-se antigos militares que participaram na guerra colonial, agricultores e donas de casa reformadas. Realizado por Fernando Lino em 2017, o filme fala ainda sobre a crise económica.

Doutores Palhaços – 20 de março

Doutores Palhaços estreia no TVCine

Trazer felicidade a quem está doente é a função dos Doutores Palhaços, membros da Operação Nariz Vermelho. O documentário mostra como os palhaços alegram e trazem esperança aos pacientes. Realizado por Helder Faria e Bernardo Lopes, foi nomeado para Melhor Documentário nos Prémios Sophia 2019.

As Operações Saal  27 de março

O SAAL – Serviço Ambulatório de Apoio Local – foi um movimento nascido da revolução de abril que queria dar mais condições habitacionais à população. Mudou a arquitetura portuguesa e serviu de exemplo para outros projetos a nível internacional.

O filme data de 2007, foi realizado por João Dias e inclui testemunhos do criador do SAAL, Nuno Portas, e ainda de figuras como Álvaro Siza ou Eduardo Souto Moura.

Avenida Almirante Reis Em Três Andamentos  3 de abril

A Avenida Almirante Reis é uma importante artéria da cidade de Lisboa. Neste documentário, é vista em três andamentos: antes do 25 de abril, durante a revolução de 1974 e nos dias de hoje. Os habitantes mostram o que mudou, e o que se manteve, neste documentário realizado por Renata Sancho.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.