Jimmy P
Jimmy P interpreta 'Abensonhado' no Festival da Canção. (Fotografia: RTP)

Festival da Canção 2020: Jimmy P quer dar a conhecer o rap português ao mundo

Jimmy P é um dos finalistas do Festival da Canção, após ter atuado este sábado (29) na segunda semifinal. Com o tema ‘Abensonhado’ mostra-se com vontade de dar a conhecer o rap português além fronteiras.

Para os amantes do hip hop, o nome de Jimmy P é bem familiar, mas talvez não o seja lá fora. Para o artista, vencer a final do concurso da RTP “é a oportunidade única de mostrar o rap que se faz em Portugal“, no Festival Eurovisão da Canção, contou ao Notícias ao Minuto.

Em conversa com o jornal, Jimmy P explicou que a canção a concurso não só dá nome ao seu mais recente álbum como é também o tema de abertura do mesmo.  ‘Abensonhado’ foi, no entanto, adaptado para o concurso tendo sido encurtado e sendo acompanhado por um grupo gospel.

O tema fala, segundo o próprio, sobre “bênçãos, sobre a plenitude, sobre valores, sobre princípios. É uma reflexão sobre o meu percurso e sobre o meu crescimento como pessoa. Na verdade, não aborda um tema, aborda vários.”

LÊ TAMBÉM: FESTIVAL DA CANÇÃO 2020. AS OITO CANÇÕES APURADAS PARA A GRANDE FINAL

Jimmy P partilhou ainda que apesar de nunca ter sido sua ambição participar no Festival da Canção, o convite “pareceu uma boa oportunidade de expor o género musical que me define perante um público mais vasto”. No entanto, garante: “não iria fazer algo com que eu não me identificasse, apenas para poder participar no Festival. Apresentei este tema, que foge aos parâmetros habituais do Festival, e foi muito bem aceite”.

O artista mostra-se também satisfeito com a diversidade presente no Festival da Canção. Jimmy P diz acreditar no “esforço da organização para reflectir a diversidade da música que se faz no país. Há muitos mais representantes de música urbana do que em anos anteriores.”

A final do Festival da Canção ocorre sábado, 7 de março, às 21h00, com transmissão em directo na RTP1.

Mais Artigos
Conan O'Brien
Conan O’Brien sai de casa e regressa ao estúdio