O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Sofía Jirau

Sofía Jirau, a modelo com Síndrome de Down que está a conquistar as passerelles

Sofía Jirau é a nova modelo sensação. A manequim, com Síndrome de Down, desfilou para a criadora Marisa Santiago na semana da moda de Nova Iorque.

A porto-riquenha Sofía Jirau está agora a causar furor nas redes sociais. A modelo, de 22 anos, desfilou na semana da moda de Nova Iorque, onde se fizeram ouvir gritos e aplausos de entusiasmo.

Sofía brilhou num dos principais espectáculos de moda com um vestido de padrão animal brilhante, criação de Marisa Santiago. O desfile da jovem teve tanto impacto que despertou a atenção de vários outros criadores de moda, assim também como dos espectadores e internautas.

A modelo utilizou as redes sociais para partilhar o momento: “Cumpri o meu sonho. Nasci para isto e quero mostrar ao mundo que tenho tudo o que uma modelo precisa para brilhar. Um dia, olhei ao espelho e disse: ‘Vou ser modelo e vou para Nova Iorque’ e olha, aqui estou. Consegui e agora quero desfilar em todo o mundo.”

A publicação recebeu inúmeros comentários de seguidores, que deram os parabéns à jovem modelo. Os quase 100 mil seguidores de Sofía Jirau têm vindo a acompanhar o percurso da jovem e mostram-se orgulhosos e felizes pela porto-riquenha.

SofÍa Jirau partilhou nas redes sociais o momento em que desfilou na semana da moda de Nova Iorque

Sofía Jirau é a mais nova de quatro irmãos e juntou-se há três anos à Fundação de Síndrome de Down de Porto Rico, associação conhecida por incentivar jovens com esta doença a conquistar os seus sonhos.  No YouTube é possível ver um vídeo da jovem onde explica que o seu sonho era tornar-se numa manequim profissional. “Desde muito miúda, talvez, com cinco anos, quis ser modelo e nunca desacreditei de que ia conseguir.”

A inclusão na semana da moda de Nova Iorque

Sofía Jirau não foi a única pessoa a marcar a semana da moda de Nova Iorque. Também Jillian Mercado marcou pela diferença. Diagnosticada com distrofia muscular, Jillian brilhou de cadeira de rodas no desfile de Davide Blond e Phillipe Blond, directores criativos da marca The Blonds.

Jillian Mercado desfilou também na semana da moda de Nova Iorque

Também Jillian partilhou o momento nas redes sociais: “Este momento é para todas as pessoas no mundo que têm alguma deficiência e que se tenham sentido invisíveis e não ouvidas. É pelas inúmeras vezes em que todos nós gritamos por respeito e representação igualitária.

Acrescentou ainda “Sentimos por muito tempo que não pertencíamos a este mundo pois ninguém pensava que éramos capazes de fazer qualquer coisa. Passei por incontornáveis batalhas para ter a certeza de que esse momento seria como imaginei. A determinação ajudou-me a chegar até aqui.

LÊ TAMBÉM: BIG BROTHER? “É UM PROGRAMA QUE TEVE O SEU TEMPO”, DIZ DANIEL OLIVEIRA