cinenova
Men Who Invent Women, de Pedro Gama | Fonte: Divulgação

CINENOVA: 19 países representados no único festival internacional de cinema universitário em Portugal

De 5 a 7 de março, o Auditório 1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) transforma-se em sala de cinema para receber a segunda edição do CINENOVA, o primeiro e único festival internacional de cinema universitário em Portugal. De entre mais de 800 submissões, foram escolhidas 13 produções portuguesas e 25 internacionais para compor a programação desta edição.

São vários os temas abordados nas 38 curtas-metragens a concurso, desde a alienação do trabalho, à equidade de género e à crise dos refugiados, mas o que os une é o facto de todos terem sido realizados por estudantes universitários sob a alçada do tema Cinema e Conhecimento.

Algumas das curtas-metragens que serão exibidas no festival fizeram a sua estreia em grandes festivais de cinema, como o Festival Internacional de Cinema de Locarno ou o Visions du Réel, outras já foram reconhecidas em festivais nacionais como o DocLisboa e o IndieLisboa; outros têm a sua estreia mundial no CINENOVA.

Lucas Camargo de Barros, coordenador da equipa de programação do festival garante, no comunicado de imprensa, que “a programação do CINENOVA se mostra completamente aberta aos jovens realizadores que arriscam e procuram salas para exibir os seus trabalhos”. 

LÊ TAMBÉM – INDIELISBOA 2020: FILMES SOBRE ROLLING STONES E BILLIE HOLIDAY COMPÕEM PROGRAMAÇÃO

O arranque oficial desta edição acontece no dia 4 de março na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, com a exibição de dois filmes portugueses, Fordlândia Malaise (Susana Sousa Dias) e Um Ramadão em Lisboa (Raquel Carvalheira, Catarina Alves Costa, Teresa Costa, Rodrigo Lacerda, Carlos Lima, Joana Lucas e Amaya Sumpsi).

A programação diversificada do festival conta ainda com uma masterclass de Escrita e Cinema (dia 5 de março, das 10h30 às 11h30) e dois debates, Jovens Realizadores: Oportunidades e Desafios (dia 6 de março, às 18h) e Fiz um filme e agora? (dia 7 de março, 18h).

cinenova
Cinenova | Fonte: Divulgação

O encerramento oficial da segunda edição do CINENOVA dá-se a 7 de março, as 22h30, com a divulgação dos vencedores dos dois concursos. O júri do prémio de Melhor Filme a Concurso (2.000 euros) é composto por Anastasia Lukovnikova, Catarina Mourão e Luis Deltell Escolar, e do júri para o prémio de Melhor Filme Português (1.000 euros) fazem parte Joana Gusmão, Luís Mendonça e Teresa Castro.

Patrícia Lima, produtora executiva do festival, sublinha a importância do festival que “dá um contributo importante para um mundo onde as Universidades incentivam a criação cinematográfica, num quadro de conhecimento e reflexão” e assegura ainda que “O CINENOVA baseia-se no respeito absoluto pelas criações de todos os realizadores e na promoção da aprendizagem através do diálogo sobre cinema”.

cinenova
Mostra Portuguesa | Fonte: Instagram @cinenovafestival
cinenova
Mostra Internacional | Fonte: Instagram @cinenovafestival
Mais Artigos
princípio meio e fim bruno nogueira
‘Princípio, Meio e Fim’. Conhece as personagens do novo programa de Bruno Nogueira