Fotografia: Airbus

Airbus quer voar em bando para proteger o meio ambiente

Para tentar resolver a urgente necessidade de proteger o meio ambiente, a companhia europeia de aviação Airbus está a propor uma solução: levar os aviões num voo em bando. Esta estratégia quer poupar 10% de combustível aos aviões e deve começar a ser utilizada já em 2021.

O principal objetivo da companhia de aviação é poupar combustível e reduzir as emissões de dióxido de carbono, já que os engenheiros acreditam que a tecnologia atual permite que os aviões comerciais voem em bando num formato em V.

Esta é uma técnica em que os aviões da frente cortam o vento e possibilitam que os que voam atrás poupem energia. O método já é utilizado noutras áreas, como nas corridas de ciclismo, mas está a ser sugerida pela primeira vez na aviação.

“Esta técnica não vai afetar o conforto dos passageiros. Há um grande potencial nisto”, explica a responsável executiva da Airbus UpNext, Sandra Bour Schaeffer.

De acordo com o The Sun, existe um voo programado para meados deste ano, no qual dois A350 vão simular o voo neste formato.

A segurança é essencial

Para o projeto ser bem sucedido, é necessário que as rotas de voo e a posição dos aviões sejam controladas por satélite. Assim, é possível garantir a distância de segurança entre os mesmos.

“A segurança é a nossa prioridade. Estamos a trabalhar no desenvolvimento das funções necessárias para ajudar os pilotos a manter uma posição em segurança durante voos de longa duração”, explica Nick Macdonald, dirigente da área responsável por este projeto, a Fello’fly.

Recentemente, a British Airways também anunciou planos para se tornar na primeira companhia aérea do Reino Unido a reduzir as emissões de dióxido de carbono em voos dentro do país. International Airlines Group, empresa que controla a companhia aérea, comprometeu-se a atingir zero emissões de carbono até 2050.

Lê também: Joaquin Phoenix produz filme que mostra como sentem e pensam os porcos

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘A Night At The Opera’: A “ópera” prima dos Queen faz 45 anos