Festival da Canção

Festival da Canção 2020: Quem lidera no YouTube antes das semifinais?

É já este sábado (22) a primeira semifinal do Festival da Canção 2020. A jornada até à Eurovisão começa com oito concorrentes a concorrerem em cada uma das eliminatórias. Só metade vai ter direito a passar para a Grande Final, que acontece a 7 de março.

É normal haver as habituais análises e apostas sobre o favoritismo de cada canção. Uma métrica que se tem tornado progressivamente mais notória é a plataforma YouTube. Os fãs do Festival da Canção decidem as suas preferências depois de algumas escutas dos vídeos oficiais colocados pela RTP.

O Jardim  Telemóveis foram tanto vencedores da votação como foram das visualizações online. E se o júri é sempre um fator a ter em conta, em caso de empate é o público que é soberano em decidir o representante português para a Eurovisão. Os vídeos do Youtube são, desta forma, uma sondagem. Como qualquer outra do género, pode atirar ao lado, mas não deixa de ser útil para detetar tendências.

Lê também: FESTIVAL DA CANÇÃO: VÊ COMO É O TROFÉU QUE O VENCEDOR IRÁ GANHAR

Espalha-Factos foi espreitar o nível de popularidade das canções. Uma consulta permite imediatamente perceber que existem três níveis de visualizações: Poucas acima da média, a maioria no meio-termo e poucas abaixo da média.

Três canções separam-se nitidamente do resto e mesmo entre elas há discrepâncias consideráveis. À data deste artigo, Passe-Partout é a mais vista com 581 mil visualizações. Rebellionocupa o segundo lugar com 329 mil visualizações. E Medo de Sentir’ detém o terceiro posto com 227 mil visualizações.

A clara favorita é a peça interpretada por Bárbaro Tinoco, tendo uma vantagem de mais de 200 mil em relação ao segundo tema. Os Blasted ocupam um segundo lugar sólido, mas com uma vantagem menos substancial da terceira posição. Só 102 mil visualizações separam a banda da proposta de Elisa.

Festival da Canção
Bárbara Tinoco é a favorita em visualizações

A partir daqui os números e distâncias começam a reduzir-se. Abensonhado tem 130 mil visualizações, enquanto Cegueira tem 102 mil. Diz Só, com 89 mil visualizações, e tanto Gerbera’ como Copo de Gin, com 70 mil,  são algumas das canções mais notórias dentro do meio deste ranking.

Por fim, temos as que estão abaixo da média. Mais Real Que o Amorfica-se pelas 47 mil reproduções, Cubismo Enviesado tem 46 mil visualizações e tanto Quero-te Abraçarcomo O Dia de Amanhã’  são as menos vistas com 45 mil. Todos estes números podem variar à medida que o tempo passe, mas os lugares que cada canção ocupa devem manter-se iguais, em particular nos de topo.

A conclusão principal a retirar é que ‘Passe-Partout’ é a grande favorita e ‘Rebellion’ a sua principal competição. ‘Medo de Sentir’ pode ser a surpresa que se intromete nestas contas, até porque a distância para o tema dos Blasted não é muito considerável. Outro dado importante é a de que grande parte das canções mais populares estão na primeira semifinal… e só quatro é que vão passar. Na segunda parte desta fase, ‘Abensonhado’  e ‘Cegueira’ parecem bem encaminhadas para a final.

Lê também: FESTIVAL DA CANÇÃO 2020: QUEM SÃO AS VOZES DA PRIMEIRA SEMIFINAL?

Uma nota ainda para o Spotify. Os dados não são tão substanciais, ou seja, a plataforma não é o local principal que o público usa para ouvir os candidatos. No entanto, há dois pormenores que devem ser realçados. Primeiro, ‘Passe-Partout’ está igualmente na frente aqui com 130 mil escutas. Por outro lado, há uma troca de lugares entre‘Medo de Sentir’, que aqui se encontra em segundo com 47 mil, e ‘Rebellion’, que está quase a chegar aos 39 mil.

Mais uma vez reiteramos que isto é uma espécie de sondagem e apesar de algumas tendências serem claras, ninguém pode afirmar que estes vão ser os resultados finais. Além disso, dois grandes fatores podem alterar tudo. O júri, por um lado, vai ajudar a fazer a diferença entre algumas destas canções. E, claro, o Festival da Canção e, sobretudo, a Eurovisão são espetáculos cénicos para além de musicais. As atuações ao vivo podem ajudar ou prejudicar cada um dos concorrentes.

Hoje à noite vamos começar a perceber o quão reveladoras ou enganosas estas informações são. Podes contar com o Espalha-Factos para te trazer as respostas. Até lá, dá para rever os vídeos de todas as canções e contribuir para este ranking.

Lê também: FESTIVAL DA CANÇÃO 2020: JÁ SÃO CONHECIDOS OS JURADOS DAS SEMIFINAIS

 

Mais Artigos
Houseparty
Houseparty diz ser alvo de “campanha de difamação”