Liga Europa
Fotografia: Divulgação

SIC regista melhor share do ano com Liga Europa e Nazaré à frente

A SIC marcou esta quinta (20) o melhor share de 2020, com uma quota de mercado de 25,9%. O resultado é responsabilidade do jogo da Liga Europa entre Shakhtar Donetsk e Benfica, que reforçou um horário em que o canal costuma perder.

A partida, em que os encarnados saíram derrotados, marcou 13,5% de audiência média e 36,4% de share, liderando durante toda a transmissão. No final do desafio, às 19h51, registou um pico de 19,7% de audiência média. À hora do jogo, a RTP1 ficava-se por 12,9% de share e a TVI marcava 11,4%. A média da SIC no horário em 2020 é de 19,9% de quota de mercado, praticamente metade do que marcou com o jogo da Liga Europa.

Lê também: ‘Conta-me Como Foi’ termina gravações e não tem continuação prevista

O bom resultado do jogo não conseguiu, contudo, tirar o primeiro lugar do dia à telenovela Nazaré. Registou 15,2% de audiência média e 29,1% de share. Em segundo lugar no top ficou o Jornal da Noite, com 13,8% de rating e 26,2% de quota de mercado, naquele que é o terceiro melhor resultado do ano para o informativo da estação de Paço de Arcos.

O primeiro programa extra-SIC a surgir na lista dos mais vistos é o Telejornal da RTP1, com 8,6% de audiência média e 16,5% de share, mas bem atrás do quarto classificado, a novela Terra Brava, que marcou 12% de audiência média e 28,7% de share.

Nos totais diários, a TVI ficou em segundo lugar, com 13,1% de share, a 12,8 percentuais de distância para a líder. Desde maio de 2014 que não havia uma distância tão larga da SIC para a concorrente mais próxima num resultado diário, avançou a estação privada em comunicado de imprensa. A RTP1 marcou 12,3%.

Outros destaques

  • Linha Aberta marcou o melhor share do ano: 27,6%, com uma audiência média de 4,9%, para o programa de informação criminal da SIC. À mesma hora, a série Voo Direto da RTP1 batia novos mínimos (1,7% / 9,5%).
  • Na Corda Bamba marcou novo mínimo de share na segunda temporada: 13,7%, com uma audiência de 6,7%.
  • O 5 para a meia-noite bateu novo mínimo de audiência: 2,8%, com um share de 8,8%. Os convidados desta edição foram Windoh, o ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues e a apresentadora Carolina Patrocínio.
  • Arrancou na RTP2 a qualificação de Portugal para o Mundial 2023 de Basquetebol, com um jogo contra a Albânia. Emitido à mesma hora que o jogo do Benfica, passou despercebido: 0,3% de audiência média e 0,8% de share.
Mais Artigos
Rodrigo Guedes de Carvalho Bento Rodrigues
Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues regressam aos noticiários