Este domingo (16) ficou marcado pela estreia da nova edição do Dança com as Estrelas. A nova aposta de domingo à noite da TVI não fez melhor do que garantir a vice-liderança das audiências.
O programa apresentado por Rita Pereira e Pedro Teixeira conseguiu uma média de 915 mil espectadores, o que equivale a 9.7% de rating e 19% de share.
À mesma hora da estreia, a SIC exibia os minutos finais do Jornal da Noite bem como A Máscara. A liderança ficou mesmo do lado da estação de Paço de Arcos, que não deu hipóteses aos concorrentes. Em média, A Máscara fidelizou um milhão e 221 mil espectadores, correspondendo a 12.9% de audiência média e 26% de quota de mercado. O programa da SIC foi o mais visto do dia e ditou a saída de dois concorrentes, a Borboleta e o Cavaleiro.
A estação pública exibiu a totalidade do episódio de Got Talent Portugal. O programa de talentos atingiu o seu pior valor quer em rating quer em share, 8.4% e 16.4% respetivamente, garantindo uma média de 793 mil espectadores. Foi o programa da estação pública o mais prejudicado pela estreia da TVI.
No prime-time [20 às 24h], comparativamente ao último domingo, a estação pública caiu de 17.3% para 15%, enquanto que a TVI subiu de 16.6% para 18.9%. A SIC registou também uma queda mas ligeira, apenas uma décima, de 24.2 para 24.1%.
Em relação às médias diárias, a SIC continuou no seu habitual primeiro lugar com 19.2%. A vice-liderança ficou do lado de Queluz com 16.1%, subindo uma décima face ao último domingo. Já a RTP1 não fez mais do que 11.1%, ficando em último do pódio.
Outros Destaques:
- O Jornal das 8 atingiu o seu melhor valor do ano quer em rating (11.5%) quer em share (20.9%) e foi o programa mais visto da TVI. O noticiário atingiu picos de liderança, logo nos instantes iniciais e depois, com o espaço de comentário de Paulo Portas. Cláudio Ramos esteve presente no informativo mas nem por isso foi líder. O Jornal da Noite (SIC) liderou em média com 12.3% de rating e 22.3% de share.
- O Somos Portugal começou na vice-liderança das audiências frente aos minutos finais do Primeiro Jornal, à totalidade do Fama Show e ao episódio de NCIS: Los Angeles, que arrecadaram a liderança. Quando o primeiro filme exibido pela SIC começou, notou-se uma ligeira queda e ao longo da exibição da película o Somos Portugal foi conseguindo liderar em picos. A partir do início do segundo filme, o programa popular da TVI não deixou fugir a liderança e a SIC nunca se conseguiu aproximar. Em média, foram 645 mil os espectadores que acompanharam a festa mirandesa. A RTP1 garantiu o terceiro lugar.
- Após a gala do Dança com as Estrelas, foi transmitido um After Show que também foi vice líder (3.1%/13.5%). Desde o momento inicial e até ao fim foi sempre perdendo espectadores. No confronto, a SIC, com parte da reposição de Terra Nossa, fez 20.7% de share. A RTP1 neste período horário exibia cinema e não foi além de 5.2% de quota de mercado.
- O Trio d’Ataque da RTP3 marcou o melhor resultado do ano, com parte do debate centrado nos episódios de racismo contra o jogador Marega. 1.7% de audiência média e 3.7% de share para o painel desportivo do canal público, que chegou a ocupar o terceiro lugar na parte final da emissão.