Imagem: Pixabay

Oito romances para ler no mês do amor

Fevereiro é o mês do romance graças ao Dia dos Namorados. Mas mesmo que não tenhas celebrado este dia, este mês continua ideal para ler romances. Nesta lista, o Espalha-Factos aconselha-te oito livros, numa lista composta de leituras diversas, com novos lançamentos assim como obras de autores já estabelecidos, umas mais cómicas e outras mais dramáticas, mas todas românticas.

The Flatshare de Beth O’Leary

Versão portuguesa: Apartamento Partilha-se (Topseller)

Nesta comédia romântica de estreia de Beth O’Leary, Tiffy e Leon são dois jovens adultos que, por desespero das circunstâncias, acabam a partilhar um apartamento sem nunca se encontrarem. Com horários de trabalho opostos, Leon vive no apartamento durante o dia e Tiffy durante a noite. Habitando o mesmo espaço, partilham tudo: mobília, loiça, até cama. Para comunicar, usam post-its e mensagens de texto, passando-se a conhecer apesar de nunca se terem visto. Um romance adorável com momentos hilariantes mas que também toca em sérios temas, como a violência no namoro.

What If It’s Us de Becky Albertalli e Adam Silvera

Versão portuguesa: E Se Formos Nós (Topseller)

Dois autores famosos do público jovem adulto, Becky Albertalli (O Coração de Simon Contra o Mundo) e Adam Silvera (No Final Morrem os Dois), uniram vozes para contar uma história sobre o amor e o destino narrada em duas perspetivas: Arthur, o otimista fã da Broadway que confia nas forças do universo, e Ben, desencantado com a vida após terminar com o seu namorado, que se conhecem, por puro acaso, num posto dos correios. Um bonito romance por dois dos escritores mais populares do género, nomeado para o prémio Goodreads de Melhor Ficção Young Adult.

The Upside of Unrequited de Becky Albertalli

Versão portuguesaOs Altos e Baixos do meu Coração (Porto Editora)

Se gostaste de O Coração de Simon Contra o Mundo (também conhecido como Com Amor, Simon, título do filme de 2018 com Nick Robinson e Katherine Langford), então volta a visitar o mundo de Simon com este romance da mesma autora. Molly Peskin-Suso tem uma irmã gémea, Cassie, que é o seu oposto, e está familiarizada com o amor não-correspondido: apesar de todas as suas crushes, nunca esteve numa relação nem arrisca dizer à pessoa de quem gosta o que sente, de forma a proteger-se.

Quando Cassie arranja uma nova namorada, Molly sente-se cada vez mais sozinha. Mas com a nova namorada da irmã vem o seu melhor amigo, Will, o rapaz perfeito para se apaixonar – finalmente teria um namorado, e estaria mais perto da irmã. O plano é perfeito, mas alguém está no caminho: Reid, o adorável nerd, fã de Tolkien, que continuamente aparece na vida de Cassie. Uma adorável, diversa e divertida história sobre primeiras paixões.

Heartstopper de Alice Oseman

Imagem: Goodreads

O mais recente fenómeno da literatura Young AdultHeartstopper, é uma novela gráfica que conta a história de dois rapazes, Charlie e Nick. Colegas na mesma escola, conhecem-se quando são sentados lado a lado na sala de aula. Daí, uma amizade torna-se em algo mais, numa bonita e adorável história que lida também com os problemas que os jovens LGBT+ enfrentam ainda hoje. Originalmente publicada online, a série está agora a ser publicada em formato físico – os três primeiros já estão disponíveis, o quarto já foi anunciado -, mas ainda sem edição portuguesa.

I’ve Got Your Number de Sophie Kinsella

Versão portuguesaTenho o teu Número (Quinta Essência)

A autora de bestsellers que incluem a série Louca por Compras – adaptada ao cinema com Isla Fisher e Hugh Dancy -, Sophie Kinsella tem uma vasta obra de hilariantes romances, todos eles com um elemento de workplace comedy e uma protagonista que não consegue escapar a mal-entendidos ou confusões, mas que é, simultaneamente, bem desenvolvida e complexa. Nesta que é uma das suas mais adoradas obras, Kinsella apresenta-nos Poppy Wyatt – noiva do seu namorado ideal, um alarme de incêndio fá-la perder o anel de noivado que está na família dele há três gerações… no dia em que finalmente vai conhecer os pais dele.

Nos momentos de pânico que se seguem, roubam-lhe o telemóvel. Desesperada por deixar um contacto no recepção do hotel, Poppy encontra um telemóvel no lixo – sem opções, fica com ele para estar contactável. Mas Sam, o dono do telemóvel e chefe da assistente que o deitou fora, cujos e-mails e mensagens de trabalho se encontram naquele aparelho, quer-lo de volta. Os dois chegam a um acordo, acabando cada vez mais envolvidos na vida um do outro. A hilariante sequência de eventos que se desenrola a partir daí torna este um dos mais engraçados mas também emocionantes romances da autora.

The Kiss Quotient de Helen Hoang

Versão portuguesaA Fórmula do Amor (Chá das Cinco)

Stella Lane é uma apaixonada pela matemática e por tudo o que é racional e previsível no universo. Sem experiência no que diz respeito a relacionamentos, mas determinada em ganhar prática, Stella faz aquilo que o seu racional instinto lhe diz: arranja um acompanhante, Michael Phan, para lhe ensinar tudo aquilo que uma relação íntima requer fisicamente. Mas após tanta prática, os sentimentos que Stella começa a sentir confundem-na. Um romance sobre a irracionalidade do amor, com uma protagonista com Síndrome de Asperger – perspectiva que a autora retirou da sua experiência pessoal.

Attachment de Rainbow Rowell

Versão portuguesaAnexos (Chá das Cinco)

Rainbow Rowell é famosa pelos seus romances para jovens adultos, como Eleanor & Park. Mas entre os seus outros trabalhos, Anexos é a simultaneamente adorável e engraçada história de Lincoln O’Neill – contratado para ler os e-mails dos trabalhadores da empresa. Devido a este emprego, Lincoln acaba por encontrar a conversa mantida entre Beth e Jennifer, e ao ler as suas mensagens, acaba por se dar conta que se apaixonou por Beth. Mas após ter lido histórias demasiado pessoais e ter tido acesso a conversas íntimas entre as duas amigas, Lincoln não se sente à vontade para, quando finalmente a conhece, lhe dizer o que sente. Com personagens cheias de coração e uma história intrigante e bem conseguida, este livro agarra e deleita o leitor desde a primeira página.

Red, White and Royal Blue de Casey McQuinton

Imagem: Goodreads

Uma das mais recentes novidades e sucesso no mundo da literatura Young Adult e vencedor de dois prémios Goodreads – Melhor Livro de Estreia e Melhor Romance -, Red, White and Royal Blue é uma história passada numa realidade alternativa: um príncipe britânico, Henry, e o filho da presidente dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz, odeiam-se. Mas quando uma foto faz cabeçalhos nos tablóides de ambos os países, a imagem dos dois pode estar arruinada, com implicações para as relações diplomáticas entre os dois países e para a campanha da mãe de Alex. Por isso, os dois têm de fingir uma relação de amizade online que cedo deixa de ser falsa, e rapidamente se torna algo mais. Uma divertido e apaixonante romance com duas personagens que têm encantado leitores.

Lê também: CRÍTICA: “A TODOS OS RAPAZES: P.S. AINDA TE AMO” – A SEQUELA DE UM SUCESSO

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Conan O'Brien
Conan O’Brien sai de casa e regressa ao estúdio