The French Dispatch

Tudo o que precisas saber do novo filme de Wes Anderson: The French Dispatch

O escritor e realizador Wes Anderson está de volta e o seu próximo projeto está quase a chegar ao grande ecrã. The French Dispatch, que conta com nomes como Bill Murray e Timothée Chalamet, já tem o trailer lançado.

O Espalha-Factos decidiu reunir tudo o que precisas de saber sobre o novo filme do realizador. Conhecido pela sua visão cinematográfica, estética e forma peculiar de narrar uma história, Wes Anderson alcança a marca de 10 filmes lançados com The French Dispatch.

Lê também: Depois de Joker, já é conhecida a próxima personagem de Joaquin Phoenix

The French Dispatch

Uma história sobre o jornalismo 

Com o século XX como pano de fundo, a nova obra do realizador vai passar-se em Ennui-sur-Blasé, uma cidade francesa imaginária. Tendo o jornalismo como mote para a narrativa, o filme vai centrar-se na história do editor de um jornal francês, que publica semanalmente um suplemento, “Liberty, Kansas Evening Sun“.

The French Dispatch é, para Wes Anderson, “uma carta de amor aos jornalistas” e a obra foi inspirada pelo The New Yorker. Algumas das histórias podem ser baseadas em experiências reais e artigos escritos na magazine.

Numa entrevista à Charante Libre, afirmou que The French Dispatch é “uma história que não é fácil de explicar”: “Um jornalista americano que mora em França cria a sua revista. É mais um retrato deste homem, deste jornalista que luta para escrever o que quer escrever”. 

Ao longo da entrevista acabou por dizer que “não é um filme sobre liberdade de imprensa”, mas “quando se fala sobre os repórteres também se está a falar do que se passa no mundo real”. 

No elenco estão nomes como Bill Murray, Tilda Swinton, Timothée Chalamet, Saiorse Ronan, Frances McDormand, Owen Wilson e muitos outros – em baixo falámos de tudo detalhadamente.

Com uma possível passagem pelo festival de Cannes, mas sem data de estreia prevista para Portugal, o filme chega aos Estados Unidos a 24 de julho deste ano.

O trailer do novo filme do realizador já está disponível e podes vê-lo aqui:

Quem vai aparecer em The French Dispatch e o que vão fazer?

O filme escrito por Anderson, Roman Coppola, Hugo Guinness e Jason Schwartzamn vai ter um elenco com grandes nomes do cinema. Como já é esperado, vários atores que já marcaram presença em filmes de Wes Anderson estão de volta para uma colaboração.
Aqui estão os atores e a personagem que vão interpretar no 10.º filme do realizador:

Bill Murray

Bill Murray

Um filme de Wes Anderson não é filme sem ter Bill Murray. À exceção de Bottle Rocket, de 1996, o ator participou em todos os filmes do realizador. Em The French Dispatch vai interpretar Arthur Howitzer Jr, o editor do jornal em questão. Howitzer é inspirado no co-fundador do The New Yorker, Harold Ross.

Tilda Swinton

Depois da sua participação em Moonrise Kingdom, The Grand Budapest Hotel e Isle of Dogs,  a atriz está de volta para surpreender o público e colaborar com Wes. Desta vez vai ser J.K.L Berensen, uma escritora do jornal e autora da peça The Concrete Masterpiece.

Frances McDormand

Frances McDormand

À semelhança de Tilda, Frances também participou em Moonrise Kingdom e Isle of Dogs. Vencedora do Oscar de Melhor Atriz, pela sua participação em Três Cartazes À Beira da Estrada, vai dar vida a Lucinda Krementz. Esta será uma jornalista que vai cobrir a revolução estudantil e autora da peça Revisions to a Manifesto. 

Jeffrey Wright

O ator conhecido por Angels in America e The Hunger Games tem agora a sua primeira colaboração com Wes Anderson. Em The French Dispatch, Wright vai ocupar-se a interpretar Roebuck Wright, um jornalista gastronómico e autor da peça The Private Dining Room of the Police Commissioner. A sua personagem é uma mistura do escritor James Baldwin e A.J. Liebling. 

Owen Wilson

Owen Wilson, conhecido do público pelos seus papéis em comédias, volta a colaborar com Wes Anderson. Para além de já ter escrito com o realizador, apareceu em todos os seus filmes à exceção de Moonrise Kingdom e Isle of Dogs. Wilson vai interpretar Herbsaint Salzerac, um escritor. A sua personagem é baseada em Joseph Mitchell, conhecido pelos trabalhos que publicou no The New Yorker.

Adrien Brody

Adrien Brody, outro ator conhecido do público, vai calçar os sapatos de Julien Cadazio, um negociador de arte. A sua personagem é baseada em Lord Duveen, um negociador de arte britânico. Esta é quarta colaboração do ator com Wes Anderson, tendo participado em The Darjeeling Limited, Fantastic Mr. Fox e The Grand Budapest Hotel.

Benicio Del Toro

Vencedor de um Oscar, Benicio vai ter a sua estreia num filme de Wes Anderson. Em The French Dispatch vai interpretar o artista encarcerado, Moses Rosenthaler. A sua história e pinturas vão ser o centro da peça The Concrete Masterpiece. À semelhança de Jeffrey Wright é a primeira vez que trabalha com Wes Anderson. 

Timothée Chalamet

Timothée Chalamet

A estrela de Call Me By Your Name vai interpretar Zeffirelli, um estudante revolucionário que aparece na peça escrita por Krementz’s (Frances McDormand), Revisions to a Manifesto. Esta é a primeira colaboração com Wes Anderson. Em 2020, o ator aparecerá ainda no filme de Denis Villeneuve, Dune. 

Léa Seydoux

Léa vai vestir a farda de uma polícia prisional, Simone. Ela será ainda a musa de Moro Rosenthaler (Benicio Del Toro). Apesar de ser um novo rosto no cinema, Seydoux já trabalhou com Anderson em The Grand Budapest Hotel. Durante este ano aparecerá em vários filmes como No Time to Die, The Story of My Wife e On a Half Clear Morning. 

Para além de todos estes atores, ao longo do filme podem esperar-se participações de outras caras conhecidas como Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale), Kate Winslet (Titanic), Saiorse Ronan (Litte Women), Christoph Waltz, Lois Smith, Henry Wrinkler Rupert Friend, e muitos outros. 

Redação

A produção de The French Dispatch

A s gravações do novo filme do realizador texano iniciaram-se em novembro de 2018 e terminaram em março de 2019. Angoulême, em França, foi o local escolhido para gravar a longa metragem. Apesar de viver em Paris, este é o primeiro filme que filma em território francês.

Robert Yeoman e Alexandre Desplat estão de volta

Como já se sabe, não é só de atores que se faz um filme. The French Dispatch vai ainda contar com a mão de Robert Yeoman e Alexandre Desplat. 

Yeoman é um dos colaboradores criativos mais importantes de Wes. O cinematógrafo tem trabalhado com o realizador há vários anos, desde Bottle Rocket, e ganhou um Oscar devido ao seu trabalho em The Grand Budapest Hotel.

Alexander Desplat, compositor francês, já trabalhou com o realizador nas bandas sonoras de Fantastic Mr. Fox, Isle of Dogs e The Grand Budapest Hotel. Apesar de nomeado para os Oscars com os três filmes, apenas o último levou para casa o prémio de Best Original Score. Agora vai voltar a compor para um filme do realizador, em The French Dispatch. 

Mais Artigos
Ozzy Osbourne
Filme sobre Ozzy Osbourne “não vai ser limpinho como o ‘Bohemian Rhapsody'”