Foto: Unsplash

Lisboa vai receber encontro para internacionalizar ficção nacional

A aposta em novos e diversos conteúdos de ficção nacionais com o intuito de internacionalização é notória. As novidades vão ser apresentadas em abril no encontro ONSeries Lisboa, uma nova mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional no qual estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

A iniciativa, organizada pela Inside Content (que é reponsável pelo Conecta Ficción, em Espanha), irá decorrer nos dias 28 e 29 de abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Nesta feira de conteúdos, vão estar presentes compradores, operadoras de streaming, produtores e imprensa de todo o mundo. Conforme anunciado esta quarta-feira (12) pela organização, este é um evento que vai apresentar “em primeira mão tudo o que a ficção portuguesa pode oferecer ao mercado internacional”.

A mostra vai focar-se em produtos já terminados e, também em novos projetos que estão à procura de financiamento. Ao estilo de outras mostras internacionais, vai permitir o encontro entre autores e produtores nacionais e compradores de conteúdo vindos de países estrangeiros.

A organização, ao ser responsável por um evento semelhante em Espanha, tem como objetivo secundário estreitar as relações de Portugal com a ficção espanhola, promovendo o “intercâmbio de projetos” e criando, assim, “laços entre os produtores de Portugal e de Navarra”, explicou à imprensa Géraldine Gonard, diretora do ONSeries Lisboa.

LÊ TAMBÉM: AUGA SECA. O THRILLER DA RTP QUE DEVÍAMOS ESTAR A VER

O que vai acontecer durante o ONSeries Lisboa?

A organização revela que o evento irá contar com “duas sessões de pitching para novos projetos”. Uma delas será exclusivamente dedicada à procura e parceiros, compradores (agentes de vendas e plataformas de streaming) para projetos totalmente nacionais. O objetivo é proporcionar aos criadores visões estratégicas perante a competitividade do mercado de conteúdos na atualidade, para que sejam aproveitadas oportunidades de negócio para as produções nacionais.

A outra sessão será dedicada a projetos de coprodução entre Portugal e Espanha.

ONSeries Lisboa conta com o alto patrocínio do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Lisboa. Como apoiantes e parceiros oficiais, estarão várias entidades ligadas ao cinema e ao audiovisual português: a RTP, a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), a Associação para a Gestão Colectiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE), a Fundação Centro Cultural de Belém e a Lisboa Film.

Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP, referiu na apresentação do festival que esta é “uma grande iniciativa, no momento certo, no local certo”. A estação pública tem vindo a investir na criação inovadora no setor da ficção, no qual se incluem várias coproduções com o estrangeiro.

“A produção audiovisual em Portugal, especialmente no campo da ficção, atravessa uma fase de forte evolução, a um nível de qualidade crescente e com uma oferta diversa e interessante”, acrescenta, reforçando que a RTP vai continuar “a investir nesta linha”.

LÊ TAMBÉM: RTP2 ESTREIA BREXIT COM BENEDICT CUMBERBATCH
Mais Artigos
caught in the net, klusak, chalupova, documentário, checo
‘Caught in the Net’: Este documentário está a gerar investigações criminais