Três meninas, a minissérie de 2017 com a assinatura da BBC chega à RTP2 a 5 de fevereiro. É baseada em factos verídicos e aborda casos de vítimas de abuso sexual.


O drama Três meninas acompanha a história de vida de três adolescentes que sofreram de abuso sexual, na localidade britânica de Rochdale, em 2008.

Holly Winshaw, Amber Bowen e Ruby Bowen, jovens vulneráveis devido à sua condição económico-social, viram-se envolvidas numa rede de exploração sexual.  A rede era,  na sua maioria, formada por homens de origem paquistanesa, casados e com bons relacionamentos na comunidade.

Rotuladas como jovens fáceis, viram as suas denúncias consideradas pouco credíveis e, por isso, a polícia optou por não investigar o caso. O cenário só mudou com a intervenção de uma assistente de educação sexual que, desde logo, reparou que algo de errado se passava e que estas jovens iam precisar da sua ajuda.

Quando a situação começou a afetar as suas famílias, as adolescentes conseguem finalmente fazer-se ouvir e enfrentar o tribunal a fim de condenar os homens responsáveis pelo crime que as marcou para sempre.

Lê também: ‘AS MULHERZINHAS’ DE GRETA GERWIG É ACONCHEGO EM FORMA DE FILME

Com guião de Nicole Taylor, a minissérie mostra como as raparigas eram recrutadas, como as suas denúncias eram ignoradas pelas autoridades e como, no fim, se conseguiram fazer ouvir. A minissérie foi escrita com base nas investigações e no processo penal que se seguiu, bem como nos depoimentos das vítimas e dos seus familiares.

Este caso ficou mundialmente conhecido porque abordou questões atualmente discutidas na Europa: a problemática do imigrante, o preconceito racial, o papel das autoridades e do Estado e o frágil limiar que separa o sexo consentido de uma violação. Todas estas questões são abordadas e exploradas ao longo dos três episódios.

No elenco estão Ace Bhatti (BohemianRhapsody), Maxine Peake (A Teoria de Tudo), Paul Kaye (Game of Thrones), entre outros.

 A produção é da BBC Studios e Studio Lambert, com realização de Philippa Lowthorpe (The Crown).

Três meninas vai para o ar nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro às 22h12, na RTP2. “A polícia não fez caso, mas a BBC fez e a RTP também”, ouve-se no trailer.