Os Óscares 2020 estão mesmo a chegar e as nomeações deste ano prometem uma noite de disputas memoráveis. Parasitas já fez história: é a primeira produção sul-coreana nomeada para seis grandes categorias da Academia.
Parasitas está na lista para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Guião Original, Melhor Edição e Melhor Design de Produção. E, apesar da importância acrescida das duas primeiras, o realizador de Parasitas diz estar particularmente feliz com as duas últimas nomeações.
Bong Joon-ho destacou que a comunidade internacional, podendo até conhecer realizadores e atores do cinema sul-coreano, deve ficar a conhecer também os técnicos e os mestres a trabalhar na indústria. “Pela primeira vez, esses técnicos estão a ser reconhecidos“, alude às nomeações. Quem veste a honra destas categorias são os produtores Cho Won Woo (que já trabalhara com Bong em Okja, um filme original da Netflix) e Yang Jin Mo.
Obra do outro lado do mundo, Parasitas compete diretamente com gigantes ocidentais como The Irishman (Scorsese), Joker (Todd Phillips), 1917 (Sam Mendes) e também Era Uma Vez em… Hollywood (Tarantino).
LÊ TAMBÉM: Bong Joon Ho fala sobre adaptação de Parasitas e nomeações aos Óscares
Embora os cinéfilos de serviço já tenham um conhecimento moderado da cinematografia asiática, Parasitas é a primeira obra a sair da sua caixa habitual: estreou em maio de 2019, no Festival de Cannes, sendo a primeira produção coreana a vencer a Palma de Ouro.
Já este ano, o filme venceu Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro. Em coreano, Bong Joon-ho agradeceu e deixou um aviso importante: “Mal ultrapassem a barreira de uma polegada de legendas, serão introduzidos a tantos mais filmes incríveis. (…) Eu penso que só utilizamos uma linguagem, o cinema.”
Nos SAG Awards, há pouco mais de dez dias, os atores trouxeram para casa a condecoração de Melhor Elenco e aplausos estrondosos.

O drama, que conta com humor negro e pequenas amostras de crítica social e gore, é protagonizado por Song Kang Ho, Choi Woo Shik, Park So Dam e Jang Hye Jin enquanto uma família desesperada, e Cho Yeo Jeong e Lee Sun Kyun enquanto o casal abastado de quem eles tiram proveito.
“Muita gente diz que é uma história sobre os ricos e os pobres, então consegue facilmente ressoar e ser universal“, confessou Bong Joon-ho. “Talvez seja por a narrativa ser tão imprevisível, ou talvez seja porque o elenco é muito charmoso.”
A 92.ª cerimónia dos Academy Awards realizar-se-á domingo, 9 de fevereiro.