Parasitas
Fotografia: Divulgação

Há dois Óscares que Bong Joon-ho quer que ‘Parasitas’ ganhe

Os Óscares 2020 estão mesmo a chegar e as nomeações deste ano prometem uma noite de disputas memoráveis. Parasitas já fez história: é a primeira produção sul-coreana nomeada para seis grandes categorias da Academia.

Parasitas está na lista para Melhor FilmeMelhor Realizador, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Guião Original, Melhor Edição e Melhor Design de Produção. E, apesar da importância acrescida das duas primeiras, o realizador de Parasitas diz estar particularmente feliz com as duas últimas nomeações.

Bong Joon-ho destacou que a comunidade internacional, podendo até conhecer realizadores e atores do cinema sul-coreano, deve ficar a conhecer também os técnicos e os mestres a trabalhar na indústria. “Pela primeira vez, esses técnicos estão a ser reconhecidos“, alude às nomeações. Quem veste a honra destas categorias são os produtores Cho Won Woo (que já trabalhara com Bong em Okja, um filme original da Netflix) e Yang Jin Mo.

Obra do outro lado do mundo, Parasitas compete diretamente com gigantes ocidentais como The Irishman (Scorsese), Joker (Todd Phillips), 1917 (Sam Mendes) e também Era Uma Vez em… Hollywood (Tarantino).

LÊ TAMBÉM: Bong Joon Ho fala sobre adaptação de Parasitas e nomeações aos Óscares

Embora os cinéfilos de serviço já tenham um conhecimento moderado da cinematografia asiática, Parasitas é a primeira obra a sair da sua caixa habitual: estreou em maio de 2019, no Festival de Cannes, sendo a primeira produção coreana a vencer a Palma de Ouro.

Já este ano, o filme venceu Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro. Em coreano, Bong Joon-ho agradeceu e deixou um aviso importante: “Mal ultrapassem a barreira de uma polegada de legendas, serão introduzidos a tantos mais filmes incríveis. (…) Eu penso que só utilizamos uma linguagem, o cinema.”

Nos SAG Awards, há pouco mais de dez dias, os atores trouxeram para casa a condecoração de Melhor Elenco e aplausos estrondosos.

Parasitas
A família Kim, que protagonizam Parasitas. Da esquerda para a direita, Ki Woo (Choi Woo Shik), Ki Taek (Song Kang Ho), Choog Sook (Jang Hye Jin) e Ki Jeong (Park So Dam).

O drama, que conta com humor negro e pequenas amostras de crítica social e gore, é protagonizado por Song Kang Ho, Choi Woo Shik, Park So Dam e Jang Hye Jin enquanto uma família desesperada, e Cho Yeo Jeong e Lee Sun Kyun enquanto o casal abastado de quem eles tiram proveito.

Muita gente diz que é uma história sobre os ricos e os pobres, então consegue facilmente ressoar e ser universal“, confessou Bong Joon-ho. “Talvez seja por a narrativa ser tão imprevisível, ou talvez seja porque o elenco é muito charmoso.”

A 92.ª cerimónia dos Academy Awards realizar-se-á domingo, 9 de fevereiro.

LÊ TAMBÉM: Óscares 2020: Tão ambiciosos quanto bafientos

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
festival de cannes
Cannes 2021. Festival em risco de ser adiado para o verão