Realizou-se esta terça (28) o sorteio que determinou em que semifinal Portugal vai estar presente no Festival Eurovisão da Canção 2020. Ficou decidido que o nosso país sobe ao palco da arena Rotterdam Ahoy na segunda semifinal, a realizar-se no dia 14 de maio.

A edição deste ano da Eurovisão terá lugar em Roterdão e conta com a participação de 41 países. Destes 41, seis estão pré-qualificados para a Grande Final de dia 16 de Maio – os big-five (França, Alemanha, Itália, Espanha e o Reino Unido) e ainda o país onde o festival se realiza, a Holanda. Os restantes 35 países estão divididos pelas duas semifinais.

Na primeira semifinal (12 de maio) irão atuar 17 países e na segunda (14 de maio) 18, o que significa que Portugal irá concorrer com 17 países, entre os quais Suíça, Áustria e Grécia.

O sorteio ditou ainda em que semifinal os países pré-qualificados (big-five e Holanda) terão a oportunidade de votar. Alemanha, Itália e Holanda vão votar na primeira semifinal, enquanto que Reino Unido, Espanha e França entram em ação na segunda (onde Portugal vai estar presente).

De recordar que a RTP já divulgou as datas das semifinais do Festival da Canção (22 e 29 de fevereiro), e da final (7 de Março), que se vai realizar na cidade alentejana de Elvas. Todas as músicas a concurso já podem ser ouvidas.