Netflix
Netflix

Netflix perde subscritores com mais concorrência no streaming

O último trimestre de 2019 não trouxe boas notícias para a Netflix. Com o aumento das alternativas no que toca a plataformas de streaming, a gigante americana tem vindo a perder subscritores.

O período coincide com o surgimento da Disney+ (em novembro, nos EUA, no Canadá, na Nova Zelândia, na Austrália e na Holanda) e da Apple TV+ (que já se encontra disponível em Portugal). Quando o número esperado de assinantes norte-americanos e canadianos era superior a 1,7 milhões (valor equivalente aos obtidos no último trimestre de 2018), a plataforma consolidou apenas 550 mil adesões nos três meses finais do ano passado.

Disney+ e Apple TV+
O lançamento da Disney+ e da Apple TV+ vem perturbar as receitas da Netflix.

Esta desistência por parte dos subscritores também pode estar relacionada com a alteração dos preços de assinatura. Numa época em que o mercado se torna cada vez mais competitivo, todas as mudanças contam, podendo ser decisivas para o abandono de uma plataforma em troca de outra com uma melhor relação qualidade/preço.

Apesar do decréscimo de subscritores, as receitas da Netflix nos três meses finais de 2019 estiveram fixadas em 4,98 mil milhões de euros, representando um crescimento de 30,6% face ao ano passado.

No que a uma perspetiva global diz respeito, a Netflix conquistou 8,8 milhões de subscritores nos três últimos meses de 2019, valor satisfatório tendo em conta o mesmo período no ano anterior.

Para o primeiro trimestre de 2020, a Netflix prevê um crescimento de sete milhões de novos assinantes – menos 2,6 milhões que no ano anterior -, o que já simboliza um arranque enfraquecido. Será também nos primeiros meses de 2020 que a Disney+ ficará disponível no mercado europeu (24 de março). No entanto, só deve estrear-se em Portugal durante o verão.

Apenas o tempo dirá se estas previsões se tratam de uma ambição desmedida ou de um futuro efetivamente realista e promissor para a plataforma de streaming mais popular da atualidade.

Lê também: Depois de encontros subtis, ‘Riverdale’ e ‘Sabrina’ cada vez mais perto de um crossover

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The Weeknd e Bob Dylan ficam de fora dos Grammys 2021