Embora tenha sido um exclusivo da Sport TV ao longo da temporada, a Taça da Liga vai ter a sua final transmitida em sinal aberto na RTP1. O jogo entre o SC Braga e o FC Porto irá para o ar neste sábado (25) às 19h45.

À semelhança do que a TVI fez na época passada, a estação pública negociou os direitos de transmissão da final nas vésperas do jogo. A confirmação surgiu ao final da tarde desta sexta-feira (24), no rodapé dos noticiários da RTP3.

Também a Sport TV confirmou o acordo através de um comunicado. “A Sport TV licenciou a Allianz Cup (Taça da Liga) à RTP para ser transmitida em sinal aberto para todos os portugueses”, informa a estação, sublinhando que “prescinde, assim, da exclusividade que tinha na transmissão do jogo que opõe FC Porto ao SC Braga e que ditará o campeão de Inverno, abrindo caminho para que seja visto por todos os portugueses”.

Com a transmissão do jogo, a grelha da RTP1 para este sábado sofre algumas alterações. O Telejornal será antecipado para as 19 horas, e após o jogo serão transmitidos o Joker (22h) e a gala Júlio Isidro “Ainda” ao Vivo e a Cores (22h54). O episódio de Conta-me Como Foi será adiado para a próxima semana. Também a RTP3 dedicará várias horas da sua emissão à Taça da Liga, com uma antevisão do jogo a partir das 18h15, e a análise da partida assim que o apito final soar no Estádio Municipal de Braga.

A Taça da Liga deixou de ter jogos emitidos em sinal aberto nas últimas duas épocas, depois de a RTP ter trocado a então Taça CTT pela Taça de Portugal, prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. As únicas excepções são as duas finais, tendo a TVI transmitido a final do ano passado, entre Sporting e FC Porto.

À semelhança do que acontece com a final da Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira, a final da Taça da Liga consta habitualmente da lista de eventos de interesse generalizado do público, devendo ser negociada a sua transmissão em sinal aberto com as estações interessadas. Embora a lista referente ao ano de 2020 ainda não esteja publicada em Diário da República, a transmissão num canal acessível a todos os portugueses voltou a ficar garantida.

Recorde-se que a RTP perdeu para a TVI os direitos de sinal aberto da Taça de Portugal e da Supertaça nas próximas duas épocas, depois de o acordo falhado entre a estação pública e a FPF ter gerado polémica. Além da Taça de Portugal, a RTP detém os direitos de transmissão dos jogos da seleção nacional A e está a tentar negociar com a Sport TV os direitos do Euro 2020, tendo apresentado uma proposta em conjunto com a SIC.