Sterling K. Brown
Foto: 'This Is Us' | NBC

‘This Is Us’ emociona e faz abordagem fiel à realidade de quem vive com ansiedade

Foi esta terça-feira (21) que Sterling K. Brown nos deixou, mais uma vez, de queixo caído com a sua performance durante o novo episódio de This Is Us. A série tem vindo a consciencializar a sociedade para os problemas mais atuais e o mesmo aconteceu com a saúde mental no último episódio exibido pela NBC.

Estes 43 minutos tocaram profundamente os espectadores da série, sendo que até mesmo alguns se relacionarem com as razões que despertam ansiedade à personagem.

A ansiedade de Randall Pearson atingiu um pico problemático depois de, no episódio anterior, se deparar com um ladrão na sua cozinha, preparado para lhe assaltar a casa durante a noite.

Apesar de ter conseguido controlar e resolver a situação sem ocorrerem danos maiores, para alguém que sofre deste transtorno, nunca nada fica imediatamente bem.

Todos sabemos que Pearson sofre de ansiedade, mas é importante perceber os motivos para a sua luta constante contra a pressão que o consome todos os dias.

Foi então que o génio Dan Fogelman, um dos guionistas da série, nos conduziu numa jornada que desvendou as origens da ansiedade de Randall.

Na infância

Com 3 anos de idade, os pesadelos do pequeno Randall levam-no a procurar Jack. O pai aconselha-o a que continue a ser o menino forte que é, uma vez que os seus irmãos já são “problemáticos” o suficiente.

Os pesadelos passaram a ser uma constante na vida da criança, que desde cedo começou a sentir o peso que uma boa compostura traz.

This is Us séries
Família Pearson

A adolescência

Depois da morte de Jack, a adolescência foi difícil para o jovem. Assumiu o papel de herói da família, colocou as suas necessidades em espera para ajudar Rebecca em tudo o que fosse necessário e obrigou-se a ser um aluno de excelência enquanto protegia os irmãos e desenvolvia uma relação com Beth.

Pode parecer pouco, mas a necessidade de fazer tudo bem, de não desiludir ninguém e estar disponível para todos, colocou Randall sob uma grande tensão que o faz perder o sono, o controlo e quebrar em situações de stress.

O presente

Randall, Beth e as três filhas do casal

Agora, com 39 anos, casado com Beth e pai de três filhas, Pearson acha que uma corrida diária e algumas chamadas telefónicas com o irmão Kevin são a única terapia que precisa.

Beth incentiva-o a admitir que, às vezes, precisamos de uma voz especializada que nos relembre quando parar e respirar porque todos somos humanos e temos permissão para errar. E é esta a lição a reter.

O próprio ator admitiu que “é exaustivo gravar estes episódios. Perguntei-me muitas vezes como é o dia a dia de quem tem que viver em constante medo e sem conseguir controlar o mundo ao seu redor.”

Cada vez existem mais Randall Pearson por aí e o que This Is Us pretende recordar a quem também se sente um deles é que pedir ajuda nunca será um sinal de fraqueza mas sim de coragem.

LÊ TAMBÉM: QUIM BARREIROS TORNA-SE “PROFESSOR” DE SAÚDE SEXUAL EM SEX EDUCATION

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Fita Isoladora
Fita Isoladora: António Costa devia ter ido ao Programa da Cristina?