Jamie Foxx e Michael B. Jordan em Tudo pela Justiça
Jamie Foxx e Michael B. Jordan em 'Tudo pela Justiça' (Divulgação/NOS)

Crítica. ‘Tudo Pela Justiça’ é um retrato comovente da luta racial

Adaptado do livro de memórias do advogado Bryan Stevenson, Tudo Pela Justiça é o novo filme de Destin Daniel Cretton e conta com Michael B. Jordan no papel principal. Chega esta quinta-feira (16) aos cinemas portugueses. 

[alert type=red]Esta crítica contém spoilers[/alert]

Após concluir a licenciatura em Harvard, o jovem Bryan Stevenson tem várias opções para continuar a sua aventura pelo mundo da advocacia. Porém, nada lhe parece interessar como defender aqueles que foram injustamente acusados de crimes que nunca cometeram. E, para agravar a injustiça, aqueles que foram acusados de um crime erradamente e que, por isso, se encontram à espera da morte.

Michael B. Jordan e Jamie Foxx em Tudo pela Justiça
Michael B. Jordan e Jamie Foxx em ‘Tudo pela Justiça’ (Divulgação/NOS)

A história de Tudo Pela Justiça (Just Mercy, no título original) divide-se em duas narrativas: a aspiração do jovem advogado Bryan, mas também a história de Walter McMillian (Jamie Foxx), injustamente acusado de assassinar uma jovem de dezoito anos, apesar da falta de provas que existiam para a sua acusação enquanto culpado. Graças a Stevenson, McMillian torna-se o primeiro homem a ser libertado de todas as acusações do corredor da morte no estado do Alabama.

A história verídica toca-nos e comove-nos, sendo o grande suporte da aposta cinematográfica de Cretton. O elenco entrega interpretações sólidas e confiantes, em especial Jamie Foxx que carrega grande parte do filme nas suas costas, com olhares que falam mais do que palavras.

Michael B. Jordan em Tudo Pela Justiça
Michael B. Jordan é Bryan Stevenson.

A injustiça social marca a vida de McMillian, que, após vários anos encarcerado e à espera de uma data para se despedir do mundo, já havia perdido toda a esperança de um dia conseguir sair para prisão como um homem livre. A sua família, porém, mantinha a esperança viva e via em Stevenson uma abertura para um futuro livre para McMillian.

À medida que a história avança, vai ficando percetível que a prisão de McMillian se tratou de um caso de grande injustiça social arquivada, juntamente com os seus segredos e conspirações para a manter o caso longe de um dia conhecer a luz do dia.

A realização de Destin Daniel Cretton está longe de ser inovadora e não pode, na verdade, ser considerada uma grande conquista. O cineasta aposta pelo seguro e apresenta um filme comovente e baseado numa história verídica, com planos e estratégias narrativas habituais. Com pouco mais de duas horas, a obra consegue tornar-se maçadora na última parte, mas sem nunca destoar. Cretton optou ainda pelos silêncios – que em cinema dizem muito – enaltecendo a dor, a raiva e a injustiça que algumas das personagens sofreram, mas em especial a injustiça vivida por McMillian. A perceção da realidade e do facto de se tratar de uma história verídica torna tudo ainda mais perturbador, mas são raros os momentos em que a realização conquista terreno. 

Michael B. Jordan e Brie Larson
Michael B. Jordan e Brie Larson em ‘Tudo pela Justiça’ (Divulgação/NOS)

A obra conta ainda com a participação de Brie Larson, uma atriz que já pouco precisa de mostrar o seu talento. Apesar de estar longe de conseguir um dos papéis da sua carreira, Larson mostra-se honesta e capaz, demonstrando que nunca será um erro de casting.

Simples mas polido, Tudo Pela Justiça é um filme que vale a pena ver. Abre-nos os olhos para o que ainda falha no nosso mundo e relembra-nos, mais uma vez, que por debaixo da cor, há sempre um ser humano. Just Mercy chega a 16 de janeiro às salas de cinema nacionais.

Título original: Just Mercy
Realização: Destin Daniel Cretton
Argumento: Destin Daniel Cretton
Elenco: Michael B. Jordan, Jamie Foxx, Brie Larson, Marcus A. Griffin Jr.
Género: Drama
Duração: 137 minutos

LÊ TAMBÉM: 2019 REGISTA MAIOR NÚMERO DE ESPECTADORES E DE RECEITAS NOS CINEMAS PORTUGUESES
Reader Rating0 Votes
0
8

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Katy Perry
Katy Perry confessa que ponderou suicídio após separação de Orlando Bloom