Festival da Canção
RTP

Festival da Canção 2020: Elvas recebe Filomena Cautela e Vasco Palmeirim na final

Revelados os 16 temas a concurso, bem como os seus intérpretes, a RTP anunciou esta quarta-feira (15) o local escolhido para acolher a Grande Final do Festival da Canção 2020. Elvas será a cidade anfitriã da última gala do certame, que será apresentada por Filomena Cautela Vasco Palmeirim.

Era elevada a especulação perante a cidade selecionada pela estação pública para receber a final do Festival. Em conferência de imprensa, após a revelação das canções, ficou-se a saber que o Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, foi o local escolhido para receber a gala que ditará o vencedor e representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2020, em Roterdão, nos Países Baixos.

Elvas sucede, assim, a Guimarães e a Portimão, levando o Festival da Canção para o Alentejo. Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP, referiu na conferência de imprensa que “há 30 anos que o festival não saía de Lisboa e fizemos bem em Guimarães (2018), fizemos bem em Portimão (2018) e vamos fazer bem em Elvas“, frisando que o formato se tem reinventado ao longo dos últimos anos.

A “Arena de Elvas”

Inaugurado em 2006, o Coliseu Comendador Rondão Almeida tem capacidade para 7500 pessoas, sendo considerada a maior sala de espetáculos da zona do Alentejo. O espaço multiusos foi construído no local da antiga Praça de Touros de Elvas, na zona de entrada da cidade.

Esta não é a primeira vez que a RTP realiza um evento na arena de Elvas. A emissão especial número 1500 do programa O Preço Certo teve emissão em direto a partir do local. Foi também palco de outros programas televisivos e vários concertos de artistas nacionais e internacionais, bem como eventos desportivos variados. Anualmente, recebe ainda eventos tauromáquicos.

Antes de 2018, Festival já se tinha realizado fora de Lisboa. Em 1983, foi emitido a partir do Coliseu do Porto; em 1987, Funchal foi a cidade escolhida, enquanto que em 1989 teve lugar em Évora, distrito vizinho da escolha para 2020. Em 2001, a final teve lugar no Europarque, em Santa Maria da Feira.

O regresso dos apresentadores

Com uma equipa aparentemente vencedora, após as críticas à edição do ano passado, a RTP não alterou o painel de apresentadores para mais um ano de Festival da Canção. Filomena CautelaVasco Palmeirim voltam a repetir dupla na condução da Grande Final, enquanto as semifinais ficam a cargo dos mesmos apresentadores da edição passada, apenas com troca de pares.

Enquanto que em 2019 a opção passou por duplas totalmente masculinas ou femininas, este ano voltam a ser mistas. Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel conduzem a primeira semifinal, no dia 22 de fevereiro; já a segunda gala, no dia 29, será apresentada por Sónia Araújo e José Carlos MalatoInês Lopes Gonçalves assume o comando da green room nas três noites de espetáculo.

José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira, Filomena Cautela e Vasco Palmeirim na conferência de imprensa do Festival da Canção 2019
José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira, Filomena Cautela e Vasco Palmeirim na conferência de imprensa do Festival da Canção 2019. (Fotografia: Tomás Almeida / EF)

Depois da vitória de Conan Osíris com Telemóveis em 2019, que não passou das semifinais da Eurovisão, inicia-se a busca pelo novo representante de Portugal no certame europeu. Depois da seleção nacional portuguesa em março, o Festival Eurovisão da Canção decorre a 12, 14 e 16 de maio em Roterdão, nos Países Baixos.

Lê também: Ouve todas as canções do Festival da Canção 2020
Mais Artigos
Cliveon concerto
Cliveon: “Quem nos inspirou foi o Bruno Nogueira”