O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Foram mais portugueses ao cinema em Abril

2019 regista maior número de espectadores e de receitas nos cinemas portugueses

Segundo os dados divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), foram mais de 15 milhões e meio de espectadores a rumar às salas dos cinemas portugueses no ano passado, um aumento que se refletiu também nas receitas de bilheteira. Entre os filmes mais vistos encontra-se o remake de O Rei Leão.

Os dados apresentados representam um aumento de cerca de 5%, tanto em número de espectadores como em receita de bilheteira, face a 2018. Ao todo foram mais 740 mil entradas do que no ano anterior, enquanto os números da receita bruta se aproximaram dos 83 milhões de euros, cerca de 4,4 milhões de euros a mais do que há dois anos.

De acordo com um comunicado enviado pela NOS Audiovisuais, o ano de 2019 pode mesmo ser apontado como «o melhor ano de sempre (desde que há histórico) em Portugal com um recorde de receita…».

Dos filmes que mais espectadores levaram ao cinema estão o remake de O Rei Leão, Joker, Vingadores: Endgame e Toy Story 4. A nova versão do clássico da Disney é mesmo o filme mais visto de sempre em Portugal, tendo superado Avatar de James Cameron.

LÊ TAMBÉM: O REI LEÃO É O FILME MAIS VISTO DE 2019 (E DE SEMPRE!) EM PORTUGAL

Variações foi o filme português mais visto de 2019

Nos mesmos dados é possível constatar que a quota de mercado do cinema português, em matéria de espectadores, é de apenas 4,5% do total, mas significa a terceira melhor da década (2009-2019).

O Instituto de Cinema e Audiovisual sublinha ainda que o valor de 4,5% de quota de mercado do cinema português, alcançado em 2019, «é um dos mais elevados desde 1975».

Entre os 47 filmes nacionais estreados em sala, o mais visto foi Variações, de João Maia, com 278.459 espectadores. Em segundo lugar está Snu, de Patrícia Sequeira, com 82.975, e, completando o pódio, encontra-se A Herdade de Tiago Guedes, visto por 74,327 portugueses.

No entanto, 2019 registou menos espectadores e mais receitas de bilheteira, quando comparado com 2009, ano em que foram registados 15,7 milhões espectadores e 73,8 milhões de euros.

O número de espectadores de cinema é divulgado mensalmente pelo ICA, desde 2004, com base em dados de bilheteira.

LÊ TAMBÉM: BILLIE EILISH É A ESCOLHIDA PARA INTERPRETAR TEMA DO PRÓXIMO 007