Beleza Americana, realizado por Sam Mendes em 1999, é exibido pela RTP1 na próxima quarta-feira (15). O filme vencedor de cinco Óscares conta com Kevin Spacey no papel principal.

A RTP1 aposta numa sessão de cinema noturna com Beleza Americana, a 15 de janeiro, à 1h30. O galardoado filme estreou-se em Portugal em janeiro do ano 2000, exatamente há 20 anos atrás.

Beleza Americana conta a história de um homem de classe média que vive frustrado nos subúrbios americanos. A sua relação com a família está a deteriorar-se rapidamente, tal como a sua vontade de viver. Porém, tudo muda quando conhece Angela, a melhor amiga da sua filha.

Com 8,3/10 no IMDB, o filme encontra-se na lista dos 80 melhores filmes de sempre desta plataforma. Em 2000, venceu o Óscar de Melhor Filme, tal como de Melhor Realizador (Sam Mendes), Melhor Guião Original, Melhor Ator (Kevin Spacey) e Melhor Fotografia.

Apesar de em Portugal só ter estreado em 2000, nos Estados Unidos saiu em 1999 e foi consagrado pela crítica norte-americana. Também se distinguiu no Festival de Cinema de Toronto, com o People’s Choice Award, e foi considerado uma sensação.

O elenco foi também aplaudido pelos críticos, inclusive por Todd McCarthy da Variety que considerou que “não poderia ser melhor”. Também do The New York Times e do Los Angeles Times, entre muitos outros jornais, vieram inúmeros elogios à atuação de Kevin Spacey.

Beleza Americana deu a Spacey o seu segundo Óscar e, até agora, último. Ao realizador Sam Mendes deu o seu único Óscar da carreira. No entanto, Mendes está novamente na ribalta após 1917, o seu mais recente filme, ter vencido dois Globos de Ouro: Melhor Filme e Melhor Realizador. Espera-se que o luso-descendente seja novamente nomeado ao Óscar de Melhor Realizador, por 1917.

Lê também: CRÍTICA. ‘DARK WATERS’: UM FILME SEVERO PELA JUSTIÇA AMBIENTAL