A primeira parte da maratona de dois dias com todos os filmes da saga Harry Potter levou a Fox ao primeiro lugar entre os canais da televisão por cabo, ultrapassando a líder CMTV.

Lê também: Ao segundo dia, Harry Potter perde liderança do Cabo para a CMTV

O canal de origem norte-americana marcou 3% de share diário. O primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal [11h31 – 14h01] registou 0,6% de audiência média e 2,3% de share, enquanto o segundo, Harry Potter e a Câmara dos Segredos [14h02 – 16h39] subiu para 1,2% de audiência média e 4,3% de share, duplicando os resultados do anterior.

Às 16h40, quando entrou no ar Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, a audiência média ainda voltou a subir, para 1,3%, mas o share desceu para 3,8%, em resultado do aumento de consumo televisivo no mesmo horário.

O quarto filme, e último a ser transmitido na véspera de Natal, foi para o ar às 18h58. O Cálice de Fogo, já em competição com as apostas de horário nobre dos canais generalistas, não conseguiu um desempenho comercial tão elevado, marcou 1,2% de audiência média e 3,2% de share. Ainda assim, valores que duplicam as médias habituais da FOX – a média do canal em todos as terças-feiras de 2019 não vai além de 1,4% de share.

A saga do jovem feiticeiro é uma das mais lucrativas de sempre na história do cinema e da literatura, mobilizando milhões de fãs em todo o mundo. Portugal não é alheio ao fenómeno, mesmo tendo a franquia de filmes originais já sido encerrada em 2011.

Os valores de audiência aqui indicados correspondem a intervalos horários, contabilizando inclusivamente os intervalos comerciais, por isso os números indicados são aproximados.