A nova adaptação da BBC de Um Conto de Natal (A Christmas Carol) de Charles Dickens chega esta segunda-feira à HBO Portugal. Composta por três episódios, promete ser uma versão mais sombria do famoso clássico desta quadra.

Imagem: Divulgação / BBC Pictures

Reinterpretar um clássico

Apesar do incontável número de versões já existentes de Um Conto de Natal, desde Os Marretas ao filme de animação com Jim Carrey, a nova adaptação do clássico natalício vitoriano da BBC promete ser diferente.

Em primeiro lugar, porque não se trata de um filme, mas sim de uma minissérie de três episódios, capítulos intitulados A Besta Humana (The Human Beast), O Coração Humano (The Human Heart), e Um Saco de Cascalho (A Bag of Gravel).

Imagem: Robert Viglasky/BBC/Scott Free/FX Networks

Para além disso, a nova adaptação da BBC é escrita por Steven Knight, criador da série Peaky Blinders e Taboo, produzida por ele, Tom Hardy e Ridley Scott, entre outros, e todos os episódios são realizados por Nick Murphy. A minissérie vive entre o drama e o fantástico, fugindo ao ar típico de uma adaptação de um clássico, ganhando uma atmosfera mais misteriosa e até assustadora, quase thriller psicológico que tenta aprofundar a nossa compreensão de Ebenezer Scrooge e fazer o final ainda mais satisfatório.

Um Conto de Natal conta com um elenco liderado por Guy Pearce como Ebenezer Scrooge, e que inclui Andy Serkis, Charlotte Riley, Jason Flemyng como os três fantasmas (dos Natais Passados, do Natal Presente e dos Natais Futuros, respetivamente), Joe Alwyn (A Favorita) como Bob Cratchit, e Stephen Graham como Jacob Marley.

Um pequeno conto moralista

Um Conto de Natal, publicado em 1843 e da autoria de Dickens, conta a história de Ebenezer Scrooge, um egoísta e avarento banqueiro que odeia o Natal. Na noite de Natal, ele é visitado pelo fantasma do seu falecido sócio, Jacob Marley, que anuncia que Scrooge será nessa noite visitado por três fantasmas: o Fantasma dos Natais Passados, o do Natal Presente e o dos Natais Futuros. Durante o decorrer da noite, Scrooge enfrentará as memórias dolorosas do seu passado, o mal que causa aos outros no seu presente e a visão do seu futuro caso continue como é.

A produção da BBC será transmitida episodicamente entre os dias 22 e 24 de dezembro em Inglaterra, na BBC One, e chega a Portugal a 23 de dezembro na HBO Portugal, onde todos os três episódios ficarão disponíveis mesmo a tempo do Natal.

LÊ TAMBÉM: GUIA TV: QUE FILMES OFERECEM AS GENERALISTAS NESTE NATAL?