O Natal da RTP1 vai ser como a época costuma ser nas televisões generalistas, com apostas fortes em programação destinada à família. Mas enquanto as privadas “apostam em ficção internacional, filmes e séries“, o canal público vai fazer o inverso e ter um Natal falado em português.

José Fragoso, diretor de programas da estação, explicou ao Espalha-Factos que a ideia foi “alterar a malha normal de programação com conteúdos que tenham diferenciação em termos de género e que sejam de matriz portuguesa, de produção portuguesa, desde a ficção ao entretenimento, dos documentários“. O tradicional Música no Coração, já um clássico desta época do ano, desta vez fica de fora da grelha do primeiro canal.

E se a tradição costuma ser ter muitos blockbusters e filmes de produção estrangeira, a antena estatal este ano faz diferente e programa cinema português, com várias estreias nacionais.

Catarina Furtado revela As Idades da Inocência

Catarina Furtado - As Idades da Inocência

Fotografia: Diogo Oliveira / RTP

Catarina Furtado é um dos rostos de uma das estreias da época, o programa As Idades da Inocência. O formato junta, durante a semana, as crianças de um infantário e os idosos de uma unidade de saúde e demonstra os impactos positivos que o contacto intergeracional pode trazer.

Foi um presente da RTP, de facto. O formato original é um projeto revolucionário, inglês, que não tem sequer apresentador, portanto eu fiquei muito feliz quando a RTP, juntamente com a Fremantle, decidiram que ele devia ter um pivô, alguém que conduzisse e fosse uma espécie de veículo de comunicação… uma espécie de neta dos idosos, que têm entre 74 e 90 anos, e uma espécie de compincha que têm entre quatro e cinco anos“.

Estreia a 23 de dezembro a seguir ao Telejornal.

Entretenimento com especiais de Natal e Ano Novo

Os programas habituais da RTP vão ter edições especiais nos dias que antecedem e sucedem o Natal e o Ano Novo. O Preço Certo vai ter episódios com futebolistas, jornalistas e cantores, no Joker vão passar rostos dos canal como Sílvia Alberto, Manuel Moura dos Santos, Eduardo Madeira, António Zambujo e Aurea.

Grande formato do entretenimento do canal, o The Voice Portugal tem edição de Natal a 25 de dezembro às 21h15. Dino D’Santiago, Murta, Anjos, Bárbara Tinoco, Diana Castro e o Coro da Universidade NOVA de Lisboa são convidados para participar e abrilhantar a noite com os concorrentes e os mentores do programa.

Já gravado há alguns meses, o Jogo de Todos Os Jogos não deixa de ter direito a Especial Natal. Vai para o ar a 28 de dezembro e conta com FF, Telma Monteiro, Cláudia Semedo e Inês Lopes Gonçalves entre os participantes.

Jogo de Todos Os Jogos

Fotografia: Divulgação / RTP

Dias especiais com programas especiais

Na véspera de Natal, mal acabe o Telejornal, as estrelas da RTP entram em palco para protagonizar os números no Circo de Natal. Entre o sapateado de José Carlos Malato, a dança de Sónia Araújo e as cantorias de Jorge Gabriel, haverá ainda espaço para acrobacias de Sílvia Alberto e muito mais.

Circo de Natal RTP

Fotografia: Divulgação / RTP

Também no dia 24, a RTP estará em direto com a Festa de Natal a partir de Mortágua, em mais de seis horas de emissão que pretendem mostrar as comemorações e tradições da época a partir do distrito de Viseu.

Na passagem de ano, haverá outra maratona. A emissão arranca logo às 10h, em Sesimbra, com Joana Teles e José Carlos Malato a conduzirem uma edição que vai acompanhar a passagem do ano em todo o país e também no mundo. À noite, quando a contagem decrescente para 2020 estiver a chegar, é a partir do Terreiro do Paço, em Lisboa, que segue a transmissão.

Nessa noite haverá também um especial do humorístico Patrulha da Noite, só com sketches de situações que se passam na noite de Passagem de Ano. Vai para o ar às 22h, logo a seguir ao Joker.

Cinema e séries? Só nacionais.

Tiro e Queda (1 de janeiro, 23h15), Linhas de Sangue (30 de dezembro, 23h), Refrigerantes e Canções de Amor (23 de dezembro, 23h), O Leão da Estrela (22 de dezembro, 15h) e A Canção de Lisboa (29 de dezembro, 15h), este último em formato série, são algumas das produções que chegam à antena da RTP1 neste Natal.

Em paralelo continuam no ar as habituais séries do canal, Luz Vermelha às sextas à noite e Conta-me Como Foi aos sábados depois do Telejornal.

Concertos para todos os gostos

A Música não está no coração, mas invade a grelha toda da RTP1. Mafalda Veiga (26 de dezembro, 00h), Gisela João (28 de dezembro, 00h), Concerto de Ano Novo de Viena (1 de janeiro, 10h30), André Rieu (1 de janeiro, 16h45), Leonard Cohen (1 de janeiro, 1h15), o último concerto de Carlos do Carmo (2 de janeiro, 22h), Robbie Williams (4 de janeiro, 1h), Fernando Tordo (6 de janeiro, 23h), Conan Osiris (10 de janeiro, 00h) e José Cid em Las Vegas (12 de janeiro, 16h) compõem o cartaz do festival de Natal e Ano Novo.

José Fragoso sublinha: “Queremos que os espectadores passem o Natal e o Ano Novo sintonizados na RTP1, que é para isso que nós trabalhamos“.

Em 2020, a linha orientadora continuará a ser essa. A RTP1 a ser “um canal nacional, com o objetivo de chegar a um público muito aberto, de Norte a Sul“, explica. O diretor do canal público, que esta quinta-feira (19) foi também anunciado como novo diretor de informação quer “continuar a ter bons resultados de audiência, com bons programas de televisão que possam ser vistos por universo dos nossos espectadores, independentemente das idades, dos lugares onde nos estão a ver e da condição social que têm“.