Bacurau
Fotografia: Divulgação

Filmes brasileiros que todos os portugueses deviam conhecer

Embora esteja a encarar constantes ataques do governo nacional, o cinema brasileiro vive uma de suas melhores fases da história, com uma nova safra de diretores que acumula prémios nos festivais mais aclamados em todo o mundo. Prepara a tua TV 4K e as pipocas e vê a nossa lista com alguns filmes brasileiros que todos os portugueses deviam ver, passando pelos clássicos e chegando às mais recentes produções.

Bacurau

Lançado neste ano e realizado por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau foi vencedor do Prémio do Júri em Cannes. No Brasil, provocou uma das maiores divulgações boca a boca já vistas no cinema e já desponta como um dos maiores filmes de todos os tempos feitos no país.

A história passa-se num futuro não muito distante e, mostrando a luta de uma comunidade pela sobrevivência, retrata de maneira muito fiel e bem humorada diversas construções do imaginário brasileiro, além de fazer uma ótima crítica sobre as relações da população do país com os estrangeiros e conterrâneos. Para melhorar, o elenco conta com nomes de peso, como Sônia Braga e Udo Kier.

Que horas ela volta?

O filme foi realizado por Anna Muylaert e protagonizado por Regina Casé. Ambas venceram diversos prémios em festivais, incluindo o prémio especial do Júri para a melhor interpretação em Sundance, concedido a Casé e outra atriz do filme, Camila Márdila. A história tem como pano de fundo a relação de uma ama com o filho de sua patroa, mas através disso consegue fazer um retrato do Brasil e de como as diferenças socioeconómicas são devastadoras no país.

Cabra marcado para morrer

Eduardo Coutinho é considerado um dos melhores documentaristas do Brasil e do mundo, e Cabra marcado para morrer é uma de suas obras-primas. O filme foi lançado em 1984 e mostra duas visitas de Coutinho ao mesmo local e como a realidade foi cruel com todos os envolvidos. O personagem central do filme, um líder camponês, acabou por ser assassinado um ano após o início das filmagens, que foram interrompidas em virtude do golpe militar que o país sofreu em 1964.

Cidade de Deus

Fonte: Globo Filmes

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, carrega a fama de ser um dos melhores filmes brasileiros da história, por conseguir retratar uma realidade nacional com uma narrativa completamente envolvente e bem elaborada. A história mostra todas as disputas de poder numa comunidade carioca regida pelo tráfico de drogas. O filme é obrigatório, não apenas para quem deseja conhecer o Brasil, mas para qualquer amante do cinema.

Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro

É o filme brasileiro mais visto na história do país, com mais de 11 milhões de espectadores. A sequela do filme, protagonizado por Wagner Moura e realizado por José Padilha, mostra como funcionam as milícias que assolam os grandes centros urbanos do país na atualidade, principalmente o Rio de Janeiro. Essencial para conhecer os bastidores da polícia e da política brasileira.

Mais Artigos
festival de cannes
Cannes 2021. Festival em risco de ser adiado para o verão