RTP1 RTP
Fotografia: Sofia Matos Silva

Conselho Geral Independente da RTP preocupado com saída da Direção de Informação

Num comunicado lançado esta quarta-feira (18), o Conselho Geral Independente, órgão que tutela a administração da RTP, manifesta preocupação por aquilo que considera uma “situação recentemente criada na empresa” e que levou a que a “Direção de Informação da televisão da RTP tenha posto o seu lugar à disposição do Conselho de Administração“. 

Este órgão de gestão da estação pública sublinhou que o trabalho desenvolvido pela direção cessante “correspondeu às linhas de orientação estratégicas” definidas, sublinhando que “ao longo de 2019, a informação da RTP distinguiu-se pela independência, equilíbrio e neutralidade informativa“. O CGI dá como exemplo disso a “exemplar cobertura das campanhas eleitorais de 2019“.

Lê também: Maria Flor Pedroso abandona cargo de diretora de informação da RTP

Este conselho, que relembra que também tem de defender uma informação “independente de todo o tipo de poderes” e “tendo como base critérios editoriais rigorosos e eticamente irrepreensíveis, sem concessões ao populismo mediático”, indica ao Conselho de Administração que proponha com celeridade uma nova Direção de Informação que mantenha, no essencial, “a orientação que a anterior Direção vinha a seguir, a qual correspondeu ao modelo de serviço público definido pela Lei da Televisão“.

Numa reação direta à situação criada em torno do programa Sexta às 9, o comunicado assinado pela equipa de António Feijó considera desejável que a futura direção de informação estruture “os mecanismos internos que garantam unidade e coerência da estrutura de informação, e evitem situações fortemente lesivas da RTP, como as que recentemente tiveram lugar“.

Relembramos que, na sequência das audições no Parlamento, foi possível entender que o Sexta às 9 tem uma equipa de jornalistas independente da restante redação, com coordenação própria e que, no período de pausa do programa, não houve interesse em que peças como a reportagem do lítio fossem disponibilizadas noutros formatos de informação do canal.

Sandra Felgueiras apontou também o dedo à estação pública, em plena Assembleia da República, quando referiu a situação de precariedade da equipa que dirige e ainda o desgaste e cansaço a que estes repórteres são sujeitos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Conan O'Brien
Talk-show de Conan O’Brien na TBS já tem data para terminar