calçado vegan

Qual a diferença entre calçado vegan e ecológico?

[alert type=blue ]Este é um artigo patrocinado.[/alert]

A quantidade de “produtos verdes” tem crescido no mercado português e, atualmente, são vários os produtos a serem catalogados desta forma, desde alimentos, cosméticos, roupas, calçado e, até, acessórios para a cozinha.

Apesar da enorme quantidade de população que quer ser mais amiga do ambiente e dos animais, muitos ainda são enganados com produtos que não são exatamente aquilo que o consumidor acredita.

De modo a entender melhor estas questões, vamos explicar, em detalhe, alguns termos importantes, como vegan, ecológico, entre outros.

Ténis vegan já estão no mercado

Calçado vegan – ou qualquer outro produto com este rótulo – refere-se ao criado sem ingredientes de origem animal ou derivados de animais. No entanto o termo vegan refere-se unicamente a isso, ou seja, pode ter ingredientes que são testados em animais.

Outro termo para ter em consideração na escolha dos produtos é “cruelty-free”, referente a produtos que não têm ingredientes testados em animais. Mas, apesar de não serem testados em animais, podem ter ingredientes de origem animal.

Claro que encontrar uma marca que não tenha ingredientes de origem animal ou testados em animais é o ideal, certo? E se lhe disséssemos que essa existe, na área do calçado, e que é 100% nacional? É verdade. A Rutz é uma marca 100% portuguesa, vegan e cruelty-free.

O calçado desta loja nacional é muito confortável; em caso de dúvida, experimente os ténis vegan que se encontram na loja online. Na mesma loja pode encontrar muitos outros produtos que podem ser do seu interesse.

Os produtos ecológicos também são uma hipótese?

Enquanto os produtos vegan estão direcionados à proteção dos animais, os produtos eco estão relacionados com a proteção da natureza e do ambiente. Ou seja, durante todo o processo de produção, três pontos são tidos em conta:

  • Pegada de carbono: esta pegada está relacionada com a quantidade de recursos que cada peça consome ao ser produzida. Uma questão muito discutida é a quantidade de CO2 libertado na produção de cada peça.
  • Quantidade de água consumida: qualquer produção consome água. Por exemplo, numas calças jeans comuns a quantidade de água consumida é a mesma que uma pessoa consome em três meses.
  • Agrotóxicos ou químicos sintéticos: aqui destaca-se, por exemplo, o uso de algodão.

Aqui o objetivo é diminuir este tipo de consumo, tornando os produtos eco-friendly. Basicamente o fabrico deve ser feito com fibras orgânicas, tecidos eco-friendly ou reciclados, uso de materiais menos tóxicos no processo ou a produção de roupas com maior duração.

Aqui também é tida em conta a reutilização dos produtos; dessa forma, menos produtos são produzidos.

E quanto ao couro? Existe, realmente, “couro vegan”?

Os produtos de moda com couro são muitos – e bastante populares! –, mas esses são fabricados com ingredientes de origem animal. De modo a acabar com esse uso, surgiu o couro vegan, uma alternativa que não envolve produtos de origem animal.

O couro vegan, no entanto, não é um produto eco; este é feito com materiais sintéticos que, como qualquer outro, demora muito tempo a concluir a sua decomposição.

No entanto, muitos produtores que se preocupam igualmente com o ambiente, têm encontrado alternativas com materiais mais sustentáveis. Claro que esta ainda é uma jornada que está a ser percorrida, mas o equilíbrio entre ambos está mais próximo.

Vegan, ecológico, cruelty-free, … afinal o que escolher?

A decisão vai depender um pouco dos teus princípios e daquilo em que acreditas. Assim que te conheceres a ti próprio e tiveres a informação necessária, poderás tomar as decisões mais conscientes.

Resumindo, se para ti um produto que seja livre de ingredientes de origem animal for o mais importante, procura produtos vegan. Esses produtos podem, ou não, ser cruelty-free, ou seja, não testados em animais. Procura essa informação antes de comprares um produto de determinada marca. Da mesma forma um produto pode não ser testado em animais, mas ter ingredientes de origem animal.

Se o ambiente for o mais importante para ti, os produtos ecológicos são a melhor escolha. Esses produtos, novamente, podem ou não ser testados em animais, sendo que essa informação pode ser encontrada nas informações da própria marca ou de fabrico do produto em questão.

Concluindo este conteúdo, se procuras calçado que realmente se preocupe com os animais e com o ambiente, a Rutz é uma excelente opção. A marca 100% portuguesa consegue um excelente equilíbrio entre as duas preocupações e, portanto, tem como foco um mundo melhor.

Além desta preocupação, também será uma forma de apoiar uma marca nacional; afinal, temos de apoiar o que é do nosso país!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Chadwick Boseman como Pantera Negra.
Chadwick Boseman homenageado nos créditos introdutórios de ‘Black Panther’