‘Parasitas’ e ‘Dor e Glória’ na shortlist para os Óscares

Foram anunciados os filmes na shortlist para nove categorias dos Óscares, entre elas Melhor Filme Internacional, durante a noite de 16 de dezembro. O português A Herdade fica de fora, mas Parasitas e Dor e Glória seguem em frente.

'Parasitas' de Bong Joon Ho na corrida aos Óscares
‘Parasitas’ de Bong Joon Ho

A shortlist para nove categorias dos Óscares deste ano foi anunciada na noite de 16 de dezembro. Os seleccionados vão passar por uma nova votação entre dia 2 e 7 de janeiro de 2020. Daqui sairão os filmes oficialmente nomeados para os Óscares destas nove categorias, anunciados depois no dia 13 de janeiro juntamente com os outros nomeados para as categorias principais.

As nove categorias que viram agora a shortlist anunciada foram: Melhor Documentário (Longa-Metragem), Melhor Documentário (Curta-Metragem), Melhor Filme Internacional, Melhor Maquilhagem e Penteados, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Curta-Metragem de Animação, Melhor Curta-Metragem, e Melhores Efeitos Visuais.

Antonio Banderas em Dor e Glória
‘Dor e Glória’ de Pedro Almodóvar

Melhor Filme Internacional

Uma das listas mais esperadas era a do Melhor Filme Internacional (a categoria anteriormente chamada de Filmes em Língua Estrangeira). Após 91 filmes de todo o mundo terem sido submetidos para consideração, a Academia seleccionou dez filmes internacionais para seguir para votação. Esta shortlist de dez filmes foi seleccionada a partir dos votos de membros da Academia de vários ramos da instituição, que escolheram sete filmes, e de três escolhas adicionais do Comité Executivo para o Prémio de Melhor Filme Internacional.

Os filmes que compõe a shortlist são:

O Pássaro Pintado (Républica Checa)
Truth and Justice (Estónia)
Os Miseráveis (França)
Aqueles Que Ficaram (Hungria)
Honeyland (Macedónia do Norte)
Corpus Christi (Polónia)
Beanpole (Rússia)
Atlantics (Senegal)
Parasitas (Coreia do Sul)
Dor e Glória (Espanha)

É de salientar a presença já esperada de ParasitasDor e Glória, e a ausência de A Herdade, o único candidato português aos Óscares de 2020.

Outras categorias

Para Melhor Documentário, 15 filmes foram seleccionados de um total de 159 submetidos para consideração. Os membros da Academia do ramo do Documentário seleccionarão também os nomeados a partir destes, que incluem Honeyland e o brasileiro Democracia em Vertigem. Na categoria de Melhor Documentário (Curta-Metragem), dez foram escolhidos de um total de 96 filmes.

Para o Óscar de Melhor Maquilhagem e Penteados, dez filmes foram seleccionados, e cinco passarão para as nomeações oficiais. São eles Bombshell – O Escândalo, Chamem-me DolemiteDownton Abbey, Joker, Judy, MulherzinhasMaléfica: Mestre do Mal1917Era uma vez em… HollywoodRocketman.

Elizabeth McGovern e Hugh Bonneville
Elizabeth McGovern e Hugh Bonneville em Downton Abbey (Fonte: IMDB)

A lista aumenta de novo para Melhor Banda Sonora: 15 foram seleccionados, e os nomeados serão escolhidos pelos membros do ramo musical da Academia, que também determinou as bandas sonoras nesta lista, que incluem Vingadores: Endgame, Star Wars: A Ascensão de SkywalkerDor e Glória, O Rei, Frozen II: O Reino do GeloJojo Rabbit, Les Mans 66′: O Duelo, e Marriage Story.

Quinze foram também o número de canções originais que passaram à próxima fase, de um total de 75, incluindo ‘Speechless’ de Aladdin, ‘Into the Unknown’ de Frozen II – O Reino do Gelo, ‘Never Too Late’ e ‘Spirit’ de O Rei Leão, ‘A Glass of Soju’ de Parasitas, ‘(I’m Gonna) Love Me Again’ de Rocketman, e ‘I Can’t Let You Throw Yourself Away’ de Toy Story 4. De apontar que O Rei Leão tem duas músicas seleccionadas, enquanto que Cats não conseguiu ver nenhuma das suas músicas na shortlist.

Frozen
“Frozen 2 – O Reino do Gelo”
Lê também: ‘FROZEN 2’ SOMA MIL MILHÕES DE DÓLARES DE RECEITA E ULTRAPASSA FILME ORIGINAL

Nas curtas-metragens, dez filmes avançaram na animação, de um total de 92, e outros dez no filme live action, de um total de 191. De salientar a curta-metragem de animação Tio Tomás: A Contabilidade dos Dias, da autoria da portuguesa Regina Pessoa.

Finalmente, em Melhores Efeitos Visuais, cinco filmes serão nomeados a partir da lista de dez que foi agora anunciada. Entre eles temos Alita: Battle Angel, Projeto Gemini, Cats e Exterminador Implacável: Destino Sombrio, para além de Vingadores: Endgame, Capitão Marvel, O Irlândes, O Rei Leão, 1917 e Star Wars: A Ascensão de Skywalker.

O Irlandês com Robert DeNiro
“O Irlândes”

Podes consultar toda a lista aqui.

Após anunciados os nomeados a 13 de janeiro de 2020, os vencedores serão anunciados na cerimónia ao vivo na madrugada de domingo, dia 7 de fevereiro de 2020, no habitual Dolby Theater, numa transmissão do canal americano ABC.

Mais Artigos
‘Halloween Kills’ é adiado para 2021 mas ganha novo teaser