Aldeia Natal

Sem Pai Natal e 100% sustentável: Conhece a Aldeia Natal de Cabeça, a mais ecológica do país

Começa este sábado (7) e prolonga-se até 1 de janeiro. A Aldeia Natal “mais genuína e ecológica do país” volta a colocar Cabeça no mapa da sustentabilidade.

É na Serra da Estrela que se encontra a Cabeça Aldeia Natal. Na sua sétima edição, a Aldeia de Montanha volta a dispensar o Pai Natal, numa iniciativa onde o associativismo das gentes locais faz desta uma celebração “em harmonia com o verdadeiro espírito natalício”.

Tudo começou em 2013, quando o Município de Seia, no âmbito do processo de implementação da Agenda 21 Local, desafiou os munícipes a apresentarem propostas com interesse para a comunidade. Acabando por vencer, os habitantes de Cabeça desenvolvem todos os anos uma iniciativa que “vai ao encontro das questões ambientais, da sustentabilidade, da promoção e valorização do território”. Cabeça Aldeia Natal

Colocando de lado todo o plástico associado a esta quadra, os habitantes locais promovem a realização de decorações natalícias com recurso a elementos naturais da montanha. Dos excedentes da limpeza dos campos agrícolas à lã da região, tudo é reaproveitado em prol de uma economia circular.

Contactada pelo Espalha-Factos, a organização reitera que a Cabeça Aldeia Natal “associa a esta época o melhor do Natal – os valores da autenticidade e genuinidade em oposição ao consumismo exacerbado”.

Oposto é também o papel do Pai Natal, que na verdade não existe. Considerando que as experiências de recriação com esta figura são bastante comuns em centros comerciais e nas ruas de qualquer cidade, a organização da Aldeia Natal afirma: “queremos que as crianças visitantes sintam a aldeia”Cabeça Aldeia Natal

Esta ausência do Pai Natal, figura incontornável da quadra, é colmatada pela tradição. “Vivenciar experiências de aldeia reais com os habitantes e participar nas tradições locais é algo mais impactante e disruptivo, também enquanto vivência turística”.

A decoração é na sua totalidade desenvolvida pelas coletividades da aldeia, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha e o Município de Seia. Sem qualquer empresa envolvida, tudo é feito em prol da valorização de heranças como a missa do Galo, a fogueira de Natal, a confeção de iguarias no forno comunitário e o Mercado de Natal com produtos regionais.

Durante todo o dia são várias as atividades preparadas, “mas é ao entardecer que a magia acontece com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico em xisto”. Cabeça tornou-se na primeira aldeia natal led do país, “um contributo real para a eficiência energética e promoção de uma economia de baixo carbono”Cabeça Aldeia Natal

Durante mais de quatro semanas, a afluência pelas ruas de Cabeça triplica, pelo que, para evitar a acumulação de lixo nos contentores, os visitantes são incentivados a levarem os desperdícios consigo para depósitos em ecopontos urbanos. De igual forma, os visitantes são também incentivados a partilhar os automóveis.

Com workshops e oficinas para toda a família, o “sentimento de pertença” equaciona-se como o principal fator distintivo da Cabeça Aldeia Natal. “Só quem visita, sente o quanto é especial”.

Lê também: Dicas para comprar online em segurança no Natal

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
A Plataforma
‘A Plataforma’. Em tempo de pandemia, aqui a doença é outra