A oito horas da estreia na televisão, a RTP disponibilizou o primeiro episódio da nova temporada de Conta-me Como Foi na RTP Play.

O regresso da Família Lopes tem 50 minutos de duração e passa-se em 1984, 10 anos depois dos eventos que marcaram o final da quinta temporada, que foi transmitida entre 2010 e 2011. Quem quiser esperar pela transmissão televisiva, vai poder ver o capítulo às 21h00, logo a seguir ao Telejornal da RTP1.

A história arranca agora em janeiro de 1984. A família agora está maior e os irmãos Isabel (Rita Brütt), Toni (Fernando Pires) e Carlos (Luís Ganito) já estão crescidos. A eles juntam-se Susana (Beatriz Frazão), uma adolescente de 13 anos que os pais, António (Miguel Guilherme) e Margarida (Rita Blanco) adotaram; além de Simão e Vítor, que são os filhos de Toni e Isabel.

Isabel perdeu o marido, o ex-padre Vítor, grande amor da vida. Mas o filho que tiveram ajudou a ultrapassar o desgosto. Continua apaixonada pela profissão de atriz e namora com Inácio (João Reis), que é corretor da bolsa. Toni tornou-se jornalista de investigação, e do casamento com Brígida nasceu Simão, com quem não tem uma relação muito próxima.

A narração continua a cargo de Carlos. O Carlitos (Luís Ganito) continua a ser aventureiro, esperto e curioso, agora tem 23 anos e trabalha no difícil mundo da publicidade e da comunicação. Agora vivem em Benfica.

Os temas principais de Conta-me Como Foi nesta temporada serão a entrada de Portugal na CEE, a ascensão das drogas e ainda o novo rock português, além do fervoroso contexto político. No primeiro episódio, será celebrada a passagem de ano.

A série, adaptada do original espanhol Cuéntame Cómo Pasó, teve vida independente face à produção da TVE e acabou por se tornar um fenómeno de culto no nosso país. Os 104 episódios estão disponíveis na RTP Play e o Espalha-Factos escolheu 10 para reveres antes de te dedicares à nova temporada.