V Wars é a mais recente série de vampiros. A Netflix produziu dez episódios, que estreiam a 5 de dezembro. É Ian Somerhalder (The Vampire Diaries) quem assume o papel principal, como podemos ver pelo trailer.

O trailer mostra que as “autoridades em Nova Iorque reportam vários ataques“. Apelidam-nos de vampire killings (mortes por vampiros) por serem obra dessas criaturas. Ao contrário do que aconteceu noutras tramas com vampiros – como The Vampire Diaries, The Originals, Twilight -, desta vez a existência dos mesmos deve-se a um vírus. Este causa mutações genéticas e os humanos não estão preparados para controlar a infeção a tempo de evitar que se dissemine.Ian Somerhalder, que foi outrora o vampiro Damon Salvatore, desta vez está do outro lado. Vai interpretar Dr. Luther Swann, um médico cujo melhor amigo é corrompido pelo vírus. Sobre o seu novo papel, Somerhalder revelou à Schön! que “Depois de interpretar o Damon durante tantos anos – o vampiro divertido, sexy, meio maluco, muito perigoso e muito egocêntrico – queria interpretar alguém que fosse muito humano. O seu único super-poder é ser um pai, um grande médico.” Michael Fayne (Adrian Holmes), o tal melhor amigo, vai representar a comunidade vampírica e surge um conflito de interesses. O que prevalecerá – a amizade dos dois ou a sede de sangue?

Segundo a entrevista que deu à Schön!, estivemos perto de nunca vir a conhecer Ian como Dr. Luther Swan: “Eu recusei umas três vezes. Não me parecia que o ideal fosse voltar a protagonizar uma série de vampiros… No entanto, quando mergulhei nos livros, entendi o nível de tecnologia e ciência na história. V Wars não é sobre sobrenaturais, é mais sobre ciência e a sociedade, sobre relacionamentos e amor. Trata questões atuais: fronteiras, racismo, medicina, comida, segurança.

V Wars

Ian Somerhalder interpretará o médico Dr. Luther Swann, que tenta encontrar a cura para o vampirismo.

V Wars também parece diferenciar-se dos restantes acima mencionados pelo facto de o vampirismo ser algo conhecido. Quero com isto dizer que estamos habituados a que os vampiros escondam a sua essência dos humanos; mas, em V Wars, isto não acontece. Inclusivamente é explorada uma guerra entre os dois seres e, apesar de a “nação do sangue” (blood nation) ter, à partida, mais hipóteses de sucesso, não descartamos a possibilidade de o aparente elo mais fraco triunfar.

Para além de Ian Somerhalder e Adrian Holmes, o elenco vai contar com Jacky Lai (no papel de Kaylee Vo), Peter Outerbridge (como Calix Niklos), Laura Vandervoort (será Mila Duboy), Kyle Harrison Breitkopf (Desz) e Kimberly-Sue Murray (Danika Dubov).

A série baseia-se no livro de Jonathan Maberry (2012), V-Wars: Chronicles of the Vampire Wars. As filmagens começaram durante o verão e decorreram em Sudbury e Toronto (ambas no Canadá). É já para a semana que vamos poder ver o resultado.

Lê também: Merry Happy Whatever: drama e humor negro marcam a nova série deste Natal