A produção da quarta temporada da aclamada série The Crown, cuja terceira temporada estreou este mês, já começou. E os primeiros detalhes já foram revelados…

O drama sobre a família real britânica tem o objetivo de se fazer retratar por várias temporadas e através de um variado elenco, representando cada época da vida das personagens principais ― no caso, com centro na Rainha Elizabeth II.

Inicialmente, o objetivo do criador da série, Peter Morgan, seria uma série de três temporadas, que num espaço de 60 anos elucidariam o público sobre diferentes tempos da vida monárquica britânica. O produtor revelou à Hollywood Reporter, mais tarde, que compilar 20 anos numa temporada seria muito pouco.

The Crown foi renovada para a quarta temporada, que já está a ser gravada neste momento. Apesar de ainda não haver confirmação para quinta e sexta temporadas, esse cenário é provável. Nas palavras de Morgan, que já admitira ser a favor de mais de três temporadas, a Netflix tem interesse na continuidade do drama.

O que Morgan já tem é o ponto final da série ― e, segundo o criador da série, é algo que já aconteceu. “Precisas de, pelo menos, uma década, no meu ponto de vista, para te separares dos eventos sobre os quais estás a escrever.” 

Lê mais: CRÍTICA. ‘THE CROWN’: A MUDANÇA É UM TIRO NO ESCURO
Atenção! Este artigo contém spoilers.

As primeiras duas temporadas cobriram as primeiras duas décadas do reinado de Elizabeth II, interpretada por Claire Foy. Começa com a sua ascensão ao trono, em 1952, e termina uma década depois.

Esta terceira temporada focou-se nos anos 60 e 70, tendo como marcos essenciais os governos do Primeiro-Ministro Howard Wilson e o Inverno do Descontentamento, no final da década de 70.

A quarta temporada focar-se-á nos anos 80, seguindo o contexto lógico da série, e irá introduzir duas personagens muito importantes para a história da política inglesa contemporânea. Aqui enquadram-se momentos essenciais como o primeiro Governo por uma Primeira-Ministra (mulher) e como o casamento de Diana e Charles.

Princesa Diana e Margaret Thatcher

Gillian Anderson

Gillian Anderson será Margaret Thatcher.

A terceira temporada introduziu Olivia Colman como a Rainha, Helena Bonham Carter como a sua irmã mais nova, Princesa Margaret, e Tobias Menzies como o Príncipe Phillip.

O elenco de The Crown acabou de ser renovado, e a quarta temporada pedirá novas personagens: nomeadamente, a personagem-chave da Princesa Diana. A Princesa será interpretada por Emma Corrin, que se estreou no cinema ainda este ano, no drama histórico Misbehaviour.

Segundo Morgan, Emma tem a “inocência e a beleza da jovem Diana” e também a capacidade para “interpretar uma mulher extraordinária que foi de uma adolescente anónima para se tornar na mulher mais icónica da sua geração“.

Outra novidade é a controversa figura de Margaret Thatcher, que será interpretada por Gillian Anderson. A Dama de Ferro estava prevista ser introduzida ainda na terceira temporada, mas a estreia irá ser feita apenas na próxima. “Thatcher era, sem dúvida, formidável”, são palavras de Anderson, que também disse que está a apaixonar-se por um “ícone que, quer amado quer odiado, definiu uma era“.

Relativamente ao papel de Elizabeth em futuras temporadas, ainda não há alguém confirmado. Colman continuará com o papel na quarta temporada. Para a quinta temporada, Imelda Staunton é uma das atrizes possíveis.